A zona de lazer do Landre, na Bela, está em fase de requalificação, prevendo-se a valorização daquele espaço ribeirinho junto à Ecovia do Rio Minho, em Monção, reforçando, dessa forma, a funcionalidade e atratividade daquele corredor ecológico.
A intervenção, adjudicada à empresa “Limabuild – Engenharia e Construções, Lda”, pelo valor global de 302.147,94 €, assegura a continuidade do processo de requalificação da margem do rio Minho, contemplando a criação de novos equipamentos, infraestruturas de apoio e espaços de lazer.
Os trabalhos de requalificação constam da criação de um passeio pedonal entre a Avenida da Bela e o espaço de lazer, bem como a construção de dois edifícios (bar de apoio e sanitários). Procura-se, genericamente, fomentar atividades ao ar livre e práticas positivas de conservação paisagística, incentivando o turismo sustentável e a consciencialização ambiental.
Os dois volumes, assentes numa plataforma junto ao muro de suporte, estarão ligados por uma estrutura metálica, com acesso facilitado ao parque de estacionamento e ao percurso pedonal existente. A intervenção promove uma relação positiva com a topografia e a integração no espaço natural.
Realizando-se numa área sensível da margem do rio Minho, com o objetivo de valorizar a sua utilização em contexto de lazer, os trabalhos em execução privilegiam o relacionamento entre as diferentes cotas de terreno, através da construção de rampas e escadas com as dimensões adequadas, adaptando-se à imagem daquele local ribeirinho.
“Além de assinalar o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, este investimento reforça a funcionalidade e atratividade de um percurso ecológico de enorme riqueza natural e patrimonial, onde é possível apreciar a amplitude deslumbrante do rio Minho e a herança cultural do nosso povo, evidenciada nas pesqueiras que acompanham o trajeto”.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.