Logo
Regional

Monção requalifica zona de lazer do Landre

2 Fevereiro, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A zona de lazer do Landre, na Bela, está em fase de requalificação, prevendo-se a valorização daquele espaço ribeirinho junto à Ecovia do Rio Minho, em Monção, reforçando, dessa forma, a funcionalidade e atratividade daquele corredor ecológico.

A intervenção, adjudicada à empresa “Limabuild – Engenharia e Construções, Lda”, pelo valor global de 302.147,94 €, assegura a continuidade do processo de requalificação da margem do rio Minho, contemplando a criação de novos equipamentos, infraestruturas de apoio e espaços de lazer.

Os trabalhos de requalificação constam da criação de um passeio pedonal entre a Avenida da Bela e o espaço de lazer, bem como a construção de dois edifícios (bar de apoio e sanitários). Procura-se, genericamente, fomentar atividades ao ar livre e práticas positivas de conservação paisagística, incentivando o turismo sustentável e a consciencialização ambiental.

Os dois volumes, assentes numa plataforma junto ao muro de suporte, estarão ligados por uma estrutura metálica, com acesso facilitado ao parque de estacionamento e ao percurso pedonal existente. A intervenção promove uma relação positiva com a topografia e a integração no espaço natural.

Realizando-se numa área sensível da margem do rio Minho, com o objetivo de valorizar a sua utilização em contexto de lazer, os trabalhos em execução privilegiam o relacionamento entre as diferentes cotas de terreno, através da construção de rampas e escadas com as dimensões adequadas, adaptando-se à imagem daquele local ribeirinho.

“Além de assinalar o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, este investimento reforça a funcionalidade e atratividade de um percurso ecológico de enorme riqueza natural e patrimonial, onde é possível apreciar a amplitude deslumbrante do rio Minho e a herança cultural do nosso povo, evidenciada nas pesqueiras que acompanham o trajeto”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.