A zona de lazer do Landre, na Bela, está em fase de requalificação, prevendo-se a valorização daquele espaço ribeirinho junto à Ecovia do Rio Minho, em Monção, reforçando, dessa forma, a funcionalidade e atratividade daquele corredor ecológico.
A intervenção, adjudicada à empresa “Limabuild – Engenharia e Construções, Lda”, pelo valor global de 302.147,94 €, assegura a continuidade do processo de requalificação da margem do rio Minho, contemplando a criação de novos equipamentos, infraestruturas de apoio e espaços de lazer.
Os trabalhos de requalificação constam da criação de um passeio pedonal entre a Avenida da Bela e o espaço de lazer, bem como a construção de dois edifícios (bar de apoio e sanitários). Procura-se, genericamente, fomentar atividades ao ar livre e práticas positivas de conservação paisagística, incentivando o turismo sustentável e a consciencialização ambiental.
Os dois volumes, assentes numa plataforma junto ao muro de suporte, estarão ligados por uma estrutura metálica, com acesso facilitado ao parque de estacionamento e ao percurso pedonal existente. A intervenção promove uma relação positiva com a topografia e a integração no espaço natural.
Realizando-se numa área sensível da margem do rio Minho, com o objetivo de valorizar a sua utilização em contexto de lazer, os trabalhos em execução privilegiam o relacionamento entre as diferentes cotas de terreno, através da construção de rampas e escadas com as dimensões adequadas, adaptando-se à imagem daquele local ribeirinho.
“Além de assinalar o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, este investimento reforça a funcionalidade e atratividade de um percurso ecológico de enorme riqueza natural e patrimonial, onde é possível apreciar a amplitude deslumbrante do rio Minho e a herança cultural do nosso povo, evidenciada nas pesqueiras que acompanham o trajeto”.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.