Logo
Regional

Monção requalifica zona de lazer do Landre

2 Fevereiro, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A zona de lazer do Landre, na Bela, está em fase de requalificação, prevendo-se a valorização daquele espaço ribeirinho junto à Ecovia do Rio Minho, em Monção, reforçando, dessa forma, a funcionalidade e atratividade daquele corredor ecológico.

A intervenção, adjudicada à empresa “Limabuild – Engenharia e Construções, Lda”, pelo valor global de 302.147,94 €, assegura a continuidade do processo de requalificação da margem do rio Minho, contemplando a criação de novos equipamentos, infraestruturas de apoio e espaços de lazer.

Os trabalhos de requalificação constam da criação de um passeio pedonal entre a Avenida da Bela e o espaço de lazer, bem como a construção de dois edifícios (bar de apoio e sanitários). Procura-se, genericamente, fomentar atividades ao ar livre e práticas positivas de conservação paisagística, incentivando o turismo sustentável e a consciencialização ambiental.

Os dois volumes, assentes numa plataforma junto ao muro de suporte, estarão ligados por uma estrutura metálica, com acesso facilitado ao parque de estacionamento e ao percurso pedonal existente. A intervenção promove uma relação positiva com a topografia e a integração no espaço natural.

Realizando-se numa área sensível da margem do rio Minho, com o objetivo de valorizar a sua utilização em contexto de lazer, os trabalhos em execução privilegiam o relacionamento entre as diferentes cotas de terreno, através da construção de rampas e escadas com as dimensões adequadas, adaptando-se à imagem daquele local ribeirinho.

“Além de assinalar o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, este investimento reforça a funcionalidade e atratividade de um percurso ecológico de enorme riqueza natural e patrimonial, onde é possível apreciar a amplitude deslumbrante do rio Minho e a herança cultural do nosso povo, evidenciada nas pesqueiras que acompanham o trajeto”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Embarcação de pesca que naufragou ao largo de Aveiro já se tinha afundado em 2005

A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.

Regional 18 Dezembro, 2025

Mercado de Viana do Castelo altera horários durante a época natalícia

O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Corrida São Silvestre de Viana do Castelo bate recorde com 3.000 inscritos

Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima firma protocolo com associação de proteção animal

O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Estação Viana Shopping recebe ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea

O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.

Nacional 18 Dezembro, 2025

PSP e GNR arrancam hoje com operações de Natal e Ano Novo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.