Os trabalhos de beneficiação da "Avenida Central – M1094 e Caminho do Carril", em Pias, no concelho de Monção, estão finalizados. A intervenção englobou a ampliação da rede de drenagem de águas residuais, a melhoria dos órgãos de drenagem de águas pluviais e um novo asfaltamento do pavimento.
A intervenção, no valor de 72.915,81 €, foi efetuada pela empresa monçanense “Duque e Duque, Terraplagens, Lda””, constando, ainda, da construção de serventias, uma base em betão para colocação de contentores e alinhamento das pastas junto à faixa de rodagem. Prevê-se, também, a colocação de sinalização e pintura do pavimento.
O Município de Monção adjudicou um conjunto de empreitadas, agrupadas em oito lotes, em várias freguesias do concelho, representando um investimento total de 1.8 milhões de euros. Presentemente, estão concluídas ou em fase de execução.
Em paralelo, decorrem vários procedimentos administrativos e técnicos, encontrando-se novas empreitadas em fase de adjudicação. O objetivo é melhorar as condições de mobilidade às populações locais, valorizando o seu bem-estar e qualidade de vida.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.