O Município de Monção marcou presença na Expovacaciones, uma das feiras mais relevantes de turismo do pais vizinho, que decorreu entre 9 e 11 de maio, no Bilbao Exhibition Centre.
Integrado no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Monção destacou-se pela promoção do seu território, enquanto destino turístico de excelência, reforçando a notoriedade da marca Monção junto do público espanhol e afirmando-se como um ponto estratégico no contexto do turismo transfronteiriço.
As empresas de animação turística ByMonção, Bontour Monção, Lda e Obi Travels & Experiences disponibilizaram vouchers com condições promocionais exclusivas, incentivando os visitantes daquele evento turístico a descobrirem e explorarem Monção, partindo de um conceito ativo e personalizado.
Os visitantes demonstraram uma clara preferência por destinos que proporcionem emoções, autenticidade e envolvimento com as comunidades locais, características que Monção assume como pilares da sua oferta turística, juntamente com a componente gastronómica e vitivinícola.
A presença de Monção na Expovacaciones representou a consolidação de laços com o mercado espanhol, particularmente com o País Basco, e uma oportunidade ímpar de promoção contínua da Marca Monção, destacando os seus recursos naturais, o património, a gastronomia e o Vinho Alvarinho, como elementos diferenciadores de uma experiência turística rica e memorável.
Inaugurada pelo Vice-Ministro do Turismo e Comércio, Jakes Agirrezabal, a 45º edição da Expovacaciones constituiu-se, mais um ano, como uma montra estratégica para a promoção turística, tendo registado 31269 visitantes, provenientes, maioritariamente, da Comunidade Autónoma Basca, e de regiões como Burgos, Cantábria, La Rioja e Navarra.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.