Este fim de semana, 13 e 14 de Maio, Monção prepara-se para viver a Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa. Entre as atividades a preencher a programação estão a ornamentação das ruas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores e a missa solene.
Com um programa preparado por uma comissão de jovens com o apoio da paróquia local, no sábado à noite, a partir das 21h00, celebra-se a missa solene na Igreja da Misericórdia, seguida da procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem de Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens.

A partir das 24h00, inicia-se a ornamentação das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores. A tarefa prolonga-se até de madrugada, aliando-se o trabalho dos residentes ao convívio e comentários de quem passa. De manhã, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Até ao início da tarde, são milhares as pessoas que visionam os tapetes floridos.
A partir das 16h30, realiza-se a missa solene na Igreja Matriz seguida da bênção, distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico.

Como é habitual, o Largo de Camões vai ser “ornamentado” por dezena e meia de elementos de associação de Ponteareas, localidade galega que dista sensivelmente 15 quilómetros de Monção. Nesta “empreitada”, contam com a colaboração de vários funcionários da autarquia.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.