Este fim de semana, 13 e 14 de Maio, Monção prepara-se para viver a Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa. Entre as atividades a preencher a programação estão a ornamentação das ruas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores e a missa solene.
Com um programa preparado por uma comissão de jovens com o apoio da paróquia local, no sábado à noite, a partir das 21h00, celebra-se a missa solene na Igreja da Misericórdia, seguida da procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem de Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens.

A partir das 24h00, inicia-se a ornamentação das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores. A tarefa prolonga-se até de madrugada, aliando-se o trabalho dos residentes ao convívio e comentários de quem passa. De manhã, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Até ao início da tarde, são milhares as pessoas que visionam os tapetes floridos.
A partir das 16h30, realiza-se a missa solene na Igreja Matriz seguida da bênção, distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico.

Como é habitual, o Largo de Camões vai ser “ornamentado” por dezena e meia de elementos de associação de Ponteareas, localidade galega que dista sensivelmente 15 quilómetros de Monção. Nesta “empreitada”, contam com a colaboração de vários funcionários da autarquia.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.