Este fim de semana, 13 e 14 de Maio, Monção prepara-se para viver a Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa. Entre as atividades a preencher a programação estão a ornamentação das ruas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores e a missa solene.
Com um programa preparado por uma comissão de jovens com o apoio da paróquia local, no sábado à noite, a partir das 21h00, celebra-se a missa solene na Igreja da Misericórdia, seguida da procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem de Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens.

A partir das 24h00, inicia-se a ornamentação das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores. A tarefa prolonga-se até de madrugada, aliando-se o trabalho dos residentes ao convívio e comentários de quem passa. De manhã, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Até ao início da tarde, são milhares as pessoas que visionam os tapetes floridos.
A partir das 16h30, realiza-se a missa solene na Igreja Matriz seguida da bênção, distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico.

Como é habitual, o Largo de Camões vai ser “ornamentado” por dezena e meia de elementos de associação de Ponteareas, localidade galega que dista sensivelmente 15 quilómetros de Monção. Nesta “empreitada”, contam com a colaboração de vários funcionários da autarquia.
O mau tempo continua a marcar presença em Portugal continental. As regiões do norte e centro vão manter-se sob chuva até quinta-feira, enquanto o sul do país permanece relativamente protegido, graças à aproximação de um anticiclone.
Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.
O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.
Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.
O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.
Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.