Este fim de semana, 13 e 14 de Maio, Monção prepara-se para viver a Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa. Entre as atividades a preencher a programação estão a ornamentação das ruas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores e a missa solene.
Com um programa preparado por uma comissão de jovens com o apoio da paróquia local, no sábado à noite, a partir das 21h00, celebra-se a missa solene na Igreja da Misericórdia, seguida da procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem de Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens.

A partir das 24h00, inicia-se a ornamentação das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores. A tarefa prolonga-se até de madrugada, aliando-se o trabalho dos residentes ao convívio e comentários de quem passa. De manhã, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Até ao início da tarde, são milhares as pessoas que visionam os tapetes floridos.
A partir das 16h30, realiza-se a missa solene na Igreja Matriz seguida da bênção, distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico.

Como é habitual, o Largo de Camões vai ser “ornamentado” por dezena e meia de elementos de associação de Ponteareas, localidade galega que dista sensivelmente 15 quilómetros de Monção. Nesta “empreitada”, contam com a colaboração de vários funcionários da autarquia.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.