Logo
Regional

Monção recebe espetáculo “As aves”

27 Novembro, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

De 28 de novembro a 1 de dezembro, em Lara, Monção, Moreira e Tangil, a partir de uma peça clássica, nasce a ambição de formatar um mundo cénico.

“As aves” é uma peça de repertório clássico ocidental, sendo considerada a obra prima de Aristófanes. A narrativa assenta na capacidade de persuasão que um humano (Pistetero) tem sobre as aves, levando-as a concretizar os seus desejos.

Neste lugar de ambiguidade, entre a fábula e o comentário político, entre a utopia de um novo mundo e a distopia de excesso de ambição, entre o humano e o não humano, ressalta a ambição de criar um novo mundo, neste caso, cénico.

A peça ostenta uma forte componente musical, não apenas por incluir o tradicional coro síncrono na locução das palavras e algumas canções, nas pela imitação das aves que permite a introdução de momentos de dança.

28 de novembro, quinta-feira

21h00, Salão Paroquial de Lara

29 de novembro, sexta-feira

21h30, Cine Teatro João Verde, Monção

30 de novembro, sábado

21h00, Salão Paroquial de Moreira

1 de dezembro, domingo

16h00, Centro Cultural do Vale do Mouro, Tangil

Entrada Gratuita. M/12.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.