De 28 de novembro a 1 de dezembro, em Lara, Monção, Moreira e Tangil, a partir de uma peça clássica, nasce a ambição de formatar um mundo cénico.
“As aves” é uma peça de repertório clássico ocidental, sendo considerada a obra prima de Aristófanes. A narrativa assenta na capacidade de persuasão que um humano (Pistetero) tem sobre as aves, levando-as a concretizar os seus desejos.
Neste lugar de ambiguidade, entre a fábula e o comentário político, entre a utopia de um novo mundo e a distopia de excesso de ambição, entre o humano e o não humano, ressalta a ambição de criar um novo mundo, neste caso, cénico.
A peça ostenta uma forte componente musical, não apenas por incluir o tradicional coro síncrono na locução das palavras e algumas canções, nas pela imitação das aves que permite a introdução de momentos de dança.
28 de novembro, quinta-feira
21h00, Salão Paroquial de Lara
29 de novembro, sexta-feira
21h30, Cine Teatro João Verde, Monção
30 de novembro, sábado
21h00, Salão Paroquial de Moreira
1 de dezembro, domingo
16h00, Centro Cultural do Vale do Mouro, Tangil
Entrada Gratuita. M/12.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.