Monção vai evocar a passagem do 49º aniversário da “Revolução dos Cravos” com a realização de uma cerimónia alusiva à data e às manifestações culturais que visam perpetuar o 25 de abril, na memória de todos.
Com um caráter simbólico, o programa tem como objetivo “o fortalecimento da democracia, liberdade e tolerância, o reforço destes valores, em tempos de crise económica e social, e a transmissão do seu significado às gerações atuais e futuras”, realçou a autarquia.
As comemorações do dia 25 de abril, por Monção, iniciarão por volta das 10h30, no Edifício do Loreto, com a atuação da Banda Musical de Monção, seguindo-se a cerimónia do hastear da bandeira, com a presença da guarda de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.
Por volta das 11h00, no Cine Teatro João Verde, haverá uma sessão solene e os discursos oficiais alusivos ao 25 abril, com intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Monção, Armando Fontainhas, do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e de um representante de cada grupo com representação na Assembleia Municipal.
Já, da parte de tarde, pelas 15h00, na Rua 5 de Outubro, seguir-se-á um roteiro cultural “Ver de Perto” e a inauguração do mural “Deus o Deu – Deus o Há dado”, da autoria do artista monçanense Tó Lira.
Pelas 16h00 e também com o intuito de celebrar o 10º aniversário da reabertura do Cine Teatro João Verde, decorrerá um concerto de homenagem a Zeca Afonso, onde se evocará a sua voz e musicalidade. Com entrada gratuita, o quinteto liderado por Dario Rocha e Marlene Rodrigues apresentará o projeto musical “De Não Saber O Que Me Espera”.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.