Logo
Cultura

Monção quer “fortalecer”, “transmitir” e “perpetuar” o 25 de abril às gerações atuais e futuras

13 Abril, 2023 | 15:28
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Monção vai evocar a passagem do 49º aniversário da “Revolução dos Cravos” com a realização de uma cerimónia alusiva à data e às manifestações culturais que visam perpetuar o 25 de abril, na memória de todos.

Com um caráter simbólico, o programa tem como objetivo “o fortalecimento da democracia, liberdade e tolerância, o reforço destes valores, em tempos de crise económica e social, e a transmissão do seu significado às gerações atuais e futuras”, realçou a autarquia.

As comemorações do dia 25 de abril, por Monção, iniciarão por volta das 10h30, no Edifício do Loreto, com a atuação da Banda Musical de Monção, seguindo-se a cerimónia do hastear da bandeira, com a presença da guarda de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

Por volta das 11h00, no Cine Teatro João Verde, haverá uma sessão solene e os discursos oficiais alusivos ao 25 abril, com intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Monção, Armando Fontainhas, do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e de um representante de cada grupo com representação na Assembleia Municipal.

Já, da parte de tarde, pelas 15h00, na Rua 5 de Outubro, seguir-se-á um roteiro cultural “Ver de Perto” e a inauguração do mural “Deus o Deu – Deus o Há dado”, da autoria do artista monçanense Tó Lira.

Pelas 16h00 e também com o intuito de celebrar o 10º aniversário da reabertura do Cine Teatro João Verde, decorrerá um concerto de homenagem a Zeca Afonso, onde se evocará a sua voz e musicalidade. Com entrada gratuita, o quinteto liderado por Dario Rocha e Marlene Rodrigues apresentará o projeto musical “De Não Saber O Que Me Espera”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.