De 4 a 8 de março, o Município de Monção vai promover a semana da leitura, para a comunidade educativa, por várias bibliotecas escolares do concelho.
“Uma semana com o livro como protagonista. Para conhecermos contos simples e divertidos, ficarmos a saber onde moram as histórias e sentirmos renascer os sentidos, através da intensidade da poesia”, explicou a autarquia numa nota.
Assim, a iniciativa inicia nos dias 4 e 5 de março, nas bibliotecas escolares da EBJI Pias, EBJI Mazedo, EBI Tangil e EB JPG, com a apresentação do livro “O galo Jeremias e a galinha Mariazinha”, de Maria Arcelina Santiago. Nos dias 6 e 7 de março, segue-se o livro “Onde moram as histórias” com Elisabete Brito, também nas mesmas bibliotecas escolares.
No último dia, 8 de março, será apresentado o livro “Renascer” de Renato Rocha nas bibliotecas escolares da EB Deuladeu Martins e na Escola Secundária de Monção.

A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação das obras de requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e Lanheses, num investimento total que ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.