O Programa de Voluntariado de Apoio ao Estudo “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo anterior, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
O diploma foi entregue ao Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Ontem, registamos o momento com a presença de três das quatro voluntárias, docentes aposentadas: Maria da Nazaré Dias, Maria Cremilde Simões e Lídia Pinheiro. Maria Luísa Domingues não pode estar presente.
António Barbosa enalteceu o gesto e a recetividade das professoras voluntárias, agradecendo-lhes a sua total disponibilidade para a concretização do programa. “O vosso conhecimento, experiência e orientação são fundamentais para auxiliar as crianças abrangidas pelo programa” disse.
Reafirmou que a política integrada de apoio familiar promovida pela autarquia monçanense, com reconhecimento nacional, através de várias distinções e prémios, só é possível com a colaboração e o envolvimento das instituições locais e a sociedade civil.
Destinando-se a alunos do 1º ao 6º ano com dificuldades de aprendizagem, oriundos de famílias com insuficiência económica, o programa “Raiz Quadrada” tem como finalidade contribuir para a aquisição e desenvolvimento de competências escolares.
Procura, igualmente, potenciar o processo de aprendizagem das crianças com recurso à consolidação de conhecimentos e métodos de trabalho. O programa é apoiado pela União de Freguesias de Monção e Troviscoso, disponibilizando um espaço na sede da freguesia da vila.
Município amigo das famílias
No presente ano, o Município de Monção foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, como município amigo das famílias pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, reconhecimento nacional revelador do trabalho da autarquia local na implementação e desenvolvimento de medidas e ações em matéria de política familiar.
A distinção resulta da estratégia do município na defesa e valorização da família, um trabalho feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil, assegurando condições efetivas para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida aos naturais e residentes em Monção.
Refira-se que, em 2020, Monção foi o primeiro município do distrito de Viana do Castelo a receber este honroso reconhecimento público. Em 2022, recebeu a bandeira palma, correspondente a três distinções consecutivas.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.