O Programa de Voluntariado de Apoio ao Estudo “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo anterior, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
O diploma foi entregue ao Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Ontem, registamos o momento com a presença de três das quatro voluntárias, docentes aposentadas: Maria da Nazaré Dias, Maria Cremilde Simões e Lídia Pinheiro. Maria Luísa Domingues não pode estar presente.
António Barbosa enalteceu o gesto e a recetividade das professoras voluntárias, agradecendo-lhes a sua total disponibilidade para a concretização do programa. “O vosso conhecimento, experiência e orientação são fundamentais para auxiliar as crianças abrangidas pelo programa” disse.
Reafirmou que a política integrada de apoio familiar promovida pela autarquia monçanense, com reconhecimento nacional, através de várias distinções e prémios, só é possível com a colaboração e o envolvimento das instituições locais e a sociedade civil.
Destinando-se a alunos do 1º ao 6º ano com dificuldades de aprendizagem, oriundos de famílias com insuficiência económica, o programa “Raiz Quadrada” tem como finalidade contribuir para a aquisição e desenvolvimento de competências escolares.
Procura, igualmente, potenciar o processo de aprendizagem das crianças com recurso à consolidação de conhecimentos e métodos de trabalho. O programa é apoiado pela União de Freguesias de Monção e Troviscoso, disponibilizando um espaço na sede da freguesia da vila.
Município amigo das famílias
No presente ano, o Município de Monção foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, como município amigo das famílias pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, reconhecimento nacional revelador do trabalho da autarquia local na implementação e desenvolvimento de medidas e ações em matéria de política familiar.
A distinção resulta da estratégia do município na defesa e valorização da família, um trabalho feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil, assegurando condições efetivas para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida aos naturais e residentes em Monção.
Refira-se que, em 2020, Monção foi o primeiro município do distrito de Viana do Castelo a receber este honroso reconhecimento público. Em 2022, recebeu a bandeira palma, correspondente a três distinções consecutivas.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.
O atual presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Viana do Castelo, Duarte Martins, é novamente candidato à liderança daquele órgão nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de fevereiro.