O Programa de Voluntariado de Apoio ao Estudo “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo anterior, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
O diploma foi entregue ao Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Ontem, registamos o momento com a presença de três das quatro voluntárias, docentes aposentadas: Maria da Nazaré Dias, Maria Cremilde Simões e Lídia Pinheiro. Maria Luísa Domingues não pode estar presente.
António Barbosa enalteceu o gesto e a recetividade das professoras voluntárias, agradecendo-lhes a sua total disponibilidade para a concretização do programa. “O vosso conhecimento, experiência e orientação são fundamentais para auxiliar as crianças abrangidas pelo programa” disse.
Reafirmou que a política integrada de apoio familiar promovida pela autarquia monçanense, com reconhecimento nacional, através de várias distinções e prémios, só é possível com a colaboração e o envolvimento das instituições locais e a sociedade civil.
Destinando-se a alunos do 1º ao 6º ano com dificuldades de aprendizagem, oriundos de famílias com insuficiência económica, o programa “Raiz Quadrada” tem como finalidade contribuir para a aquisição e desenvolvimento de competências escolares.
Procura, igualmente, potenciar o processo de aprendizagem das crianças com recurso à consolidação de conhecimentos e métodos de trabalho. O programa é apoiado pela União de Freguesias de Monção e Troviscoso, disponibilizando um espaço na sede da freguesia da vila.
Município amigo das famílias
No presente ano, o Município de Monção foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, como município amigo das famílias pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, reconhecimento nacional revelador do trabalho da autarquia local na implementação e desenvolvimento de medidas e ações em matéria de política familiar.
A distinção resulta da estratégia do município na defesa e valorização da família, um trabalho feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil, assegurando condições efetivas para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida aos naturais e residentes em Monção.
Refira-se que, em 2020, Monção foi o primeiro município do distrito de Viana do Castelo a receber este honroso reconhecimento público. Em 2022, recebeu a bandeira palma, correspondente a três distinções consecutivas.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.