O polo industrial de Vale do Mouro, em Monção, tem 6,3 hectares, 12 lotes e representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
Em comunicado, o município monçanense informa que a obra, em “fase de execução”, vai permitir “o alargamento da capacidade do concelho para a disponibilização de terrenos infraestruturados, dinamizando a região do Vale do Mouro através da atração e fixação de novas empresas”.
Situada em Messegães, a nova área de acolhimento empresarial ocupa 6,3 hectares e inclui “uma área infraestruturada de 4,2 hectares, destinada a 12 lotes industriais e 1 para serviços partilhados”.
A obra foi adjudicada por cerca de 1,2 milhões de euros e o investimento é comparticipado pelo Programa de Apoio à Localização de Empresas de Baixa Densidade (Norte 2020).
“O ordenamento inteligente e coerente, com fácil e adequada articulação dos espaços, concede ao empreendimento uma configuração de elevada qualidade e flexibilidade, ajustada às necessidades empresariais e à competitividade das pequenas e médias empresas”, descreve a autarquia.
A câmara indica também que a zona industrial será “dotada de serviços agregadores e potenciadores de simbiose industrial e economia circular”, revelando-se “atrativo à captação de investimento, quer pelas condições de funcionalidade apresentadas, quer pela proximidade geográfica à Galiza”.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.