Apesar da chuva, o Município de Monção deu, esta quinta-feira, 7 de março, mais um passo no caminho da sustentabilidade. No âmbito do Programa “Aldeias Suber Protegidas”, a autarquia procedeu à plantação de 450 árvores (carvalhos-alvarinho e sobreiros), em Segude, numa área sensível à ocorrência de incêndios florestais.
A ação de reflorestação, que contou com a presença da vereadora da Educação, elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Junta de Freguesia de Segude, Bombeiros Voluntários De Monção e Sapadores Florestais, terá continuidade, a breve prazo, com a participação e colaboração dos alunos da turma T4A dos 3º e 4º anos da Escola EB do Vale do Mouro que, no dia de ontem, devido ao tempo adverso, não puderam participar.
Monção é a segunda localidade do país a receber o programa “Aldeias Suber Protegidas, que, em síntese, tem como finalidade a proteção ambiental do território, favorecendo a componente da reflorestação e o reforço de uma sociedade com matriz ecológica.
“A preservação ambiental é um compromisso do atual executivo. Com esta ação de reflorestação, reforçamos a aposta nesta área fundamental da nossa vivência coletiva. Agradecemos o envolvimento de todas as entidades e manifestamos, publicamente, a nossa vontade e empenho em garantir a continuidade desta interessante e promissora parceria com a Quercus e a Corticeira Amorim. Juntos, vamos trilhar o caminho certo rumo à sustentabilidade”, referiu António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção.
O programa “Aldeias Suber Protegidas” é promovido pela Quercus ANCN (Organização Não Governamental de Ambiente) e pela Corticeira Amorim (líder mundial na transformação de cortiça).

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.