Logo
Regional

Monção plantou 3500 árvores

9 Dezembro, 2024 | 16:41
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

No Caminho da Sustentabilidade, o Município de Monção juntou-se ao projeto “Green Cork”, da Quercus, através da campanha de recolha de rolhas “Rolhas que deixam marca” e a participação no programa “Green Cork Escolas”. O objetivo principal incidiu na realização de uma ação de reflorestação e na valorização do território ambiental concelhio.

A campanha de recolha de rolhas teve o seu expoente na Feira do Alvarinho de Monção, onde foram realizadas várias ações ligadas à sustentabilidade ambiental, entre as quais, a criação e colocação de um ponto de recolha de rolhas gigante, numa zona central do recinto, para que os visitantes, expositores e equipas de limpeza fizessem o respetivo depósito.

Com o intuito de fortalecer a consciência ecológica junto dos alunos do concelho, em todos os níveis de ensino, a campanha deu origem e nome ao concurso que, a nível concelhio, teve como finalidade recolher rolhas nos estabelecimentos de ensino.

Para o efeito, foram distribuídos pontos de recolha nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, no Colégio do Minho, polo de Monção, na Escola Profissional (EPRAMI)e na Santa Casa da Misericórdia de Monção.

Desta campanha resultou a recolha de 175.000 rolhas, correspondendo a 3500 carvalhos-alvarinho, uma vez que, por cada 50 rolhas recolhidas, seria plantada uma árvore daquela espécie autóctone.

A ação de reflorestação realizou-se na semana passada, nos lugares de Carvalhas e Lavandeira, em Merufe, e contou com a presença e participação do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do Vice-presidente, João Oliveira, da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, bem como responsáveis da QUERCUS, Corticeira Amorim, Agrupamento de Escolas de Monção, Sapadores de Merufe, Junta de Freguesia de Merufe e ICNF.

Nesta ação, participaram os alunos das turmas do ano letivo 2023/2024 que recolheram maior número de rolhas, nomeadamente, Santa Casa da Misericórdia de Monção (Educação Pré-Escolar), Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (1º CEB, Turma V2B), e Escola Básica Deu-la-Deu Martins (2º CEB, Turma 6º E | 3º CEB, Turma 8º E).

Os terrenos reflorestados foram identificados com placas alusivas à iniciativa, tendo cada fração dos mesmos terrenos recebido placas com a inscrição do nome da escola e da turma vencedora. Correspondendo aos objetivos traçados, o projeto mereceu elogios.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.

Cultura 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo vai ter novo centro cultural dedicado ao Eixo Atlântico

Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Novas regras da UE reduzem capturas e desafiam pescadores portugueses

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.