No Caminho da Sustentabilidade, o Município de Monção juntou-se ao projeto “Green Cork”, da Quercus, através da campanha de recolha de rolhas “Rolhas que deixam marca” e a participação no programa “Green Cork Escolas”. O objetivo principal incidiu na realização de uma ação de reflorestação e na valorização do território ambiental concelhio.
A campanha de recolha de rolhas teve o seu expoente na Feira do Alvarinho de Monção, onde foram realizadas várias ações ligadas à sustentabilidade ambiental, entre as quais, a criação e colocação de um ponto de recolha de rolhas gigante, numa zona central do recinto, para que os visitantes, expositores e equipas de limpeza fizessem o respetivo depósito.
Com o intuito de fortalecer a consciência ecológica junto dos alunos do concelho, em todos os níveis de ensino, a campanha deu origem e nome ao concurso que, a nível concelhio, teve como finalidade recolher rolhas nos estabelecimentos de ensino.
Para o efeito, foram distribuídos pontos de recolha nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, no Colégio do Minho, polo de Monção, na Escola Profissional (EPRAMI)e na Santa Casa da Misericórdia de Monção.

Desta campanha resultou a recolha de 175.000 rolhas, correspondendo a 3500 carvalhos-alvarinho, uma vez que, por cada 50 rolhas recolhidas, seria plantada uma árvore daquela espécie autóctone.
A ação de reflorestação realizou-se na semana passada, nos lugares de Carvalhas e Lavandeira, em Merufe, e contou com a presença e participação do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do Vice-presidente, João Oliveira, da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, bem como responsáveis da QUERCUS, Corticeira Amorim, Agrupamento de Escolas de Monção, Sapadores de Merufe, Junta de Freguesia de Merufe e ICNF.
Nesta ação, participaram os alunos das turmas do ano letivo 2023/2024 que recolheram maior número de rolhas, nomeadamente, Santa Casa da Misericórdia de Monção (Educação Pré-Escolar), Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (1º CEB, Turma V2B), e Escola Básica Deu-la-Deu Martins (2º CEB, Turma 6º E | 3º CEB, Turma 8º E).
Os terrenos reflorestados foram identificados com placas alusivas à iniciativa, tendo cada fração dos mesmos terrenos recebido placas com a inscrição do nome da escola e da turma vencedora. Correspondendo aos objetivos traçados, o projeto mereceu elogios.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.