Logo
Regional

Monção: Paróquia de São João de Longos Vales angaria fundos para recuperar Monumento Nacional

9 Outubro, 2024 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Paróquia de São João de Longos Vales, em Monção, começa na sexta-feira a angariar fundos para preparar uma candidatura a fundos comunitários que permita requalificar o Mosteiro de São João, classificado como Monumento Nacional.

O pároco João Pedro Santos explicou hoje que quer preparar uma candidatura para contar com o apoio do Estado na requalificação do mosteiro e da capela-mor, que “remonta aos séculos XI/XII”, envolve “muito dinheiro, na ordem dos 50 a 70 mil euros”, porque é preciso fazer “levantamentos técnicos e trabalhos arqueológicos”, nomeadamente para chegar a um orçamento da empreitada.

“Queremos ir buscar fundos para conseguir fazer a candidatura. Por agora ainda não estão abertas candidaturas no âmbito do programa 2030, mas há sempre candidaturas para este tipo de património”, observou.

O padre destaca que o património em causa “dignifica a região, faz parte da história de Monção”, sendo importante “valorizar esta parte cultural”.

A mais recente intervenção no património aconteceu há cerca de 10 anos, com a colocação de um telhado novo, num investimento de “80 mil euros suportados pela paróquia”, indicou João Pedro Santos.

Na festa de angariação de fundos que se realiza na sexta-feira, com início às 19h30 no adro da igreja, está prevista animação de bombos, folclórica e musical, com o grupo Kalhambeke.

A entrada é livre e os fundos são recolhidos com a venda de comida e bebida, explicou o pároco.

A iniciativa não chegará para alcançar os 50 a 70 mil euros necessários para a candidatura, mas a intenção é continuar os eventos para a recolha pretendida.

Quanto ao montante que será preciso para a recuperação, só quando a candidatura estiver concluída será possível ter uma estimativa, explicou o padre.

Numa nota de imprensa, a paróquia refere que a Igreja Paroquial de Longos Vales é um Monumento Nacional desde o dia 19 de fevereiro de 1926, “sendo necessária a autorização do Governo português para qualquer intervenção no edifício, através de candidatura”.

O monumento do século XII foi “fundado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, por doação de D. Afonso Henriques”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.