A Paróquia de São João de Longos Vales, em Monção, começa na sexta-feira a angariar fundos para preparar uma candidatura a fundos comunitários que permita requalificar o Mosteiro de São João, classificado como Monumento Nacional.
O pároco João Pedro Santos explicou hoje que quer preparar uma candidatura para contar com o apoio do Estado na requalificação do mosteiro e da capela-mor, que “remonta aos séculos XI/XII”, envolve “muito dinheiro, na ordem dos 50 a 70 mil euros”, porque é preciso fazer “levantamentos técnicos e trabalhos arqueológicos”, nomeadamente para chegar a um orçamento da empreitada.
“Queremos ir buscar fundos para conseguir fazer a candidatura. Por agora ainda não estão abertas candidaturas no âmbito do programa 2030, mas há sempre candidaturas para este tipo de património”, observou.
O padre destaca que o património em causa “dignifica a região, faz parte da história de Monção”, sendo importante “valorizar esta parte cultural”.
A mais recente intervenção no património aconteceu há cerca de 10 anos, com a colocação de um telhado novo, num investimento de “80 mil euros suportados pela paróquia”, indicou João Pedro Santos.
Na festa de angariação de fundos que se realiza na sexta-feira, com início às 19h30 no adro da igreja, está prevista animação de bombos, folclórica e musical, com o grupo Kalhambeke.
A entrada é livre e os fundos são recolhidos com a venda de comida e bebida, explicou o pároco.
A iniciativa não chegará para alcançar os 50 a 70 mil euros necessários para a candidatura, mas a intenção é continuar os eventos para a recolha pretendida.
Quanto ao montante que será preciso para a recuperação, só quando a candidatura estiver concluída será possível ter uma estimativa, explicou o padre.
Numa nota de imprensa, a paróquia refere que a Igreja Paroquial de Longos Vales é um Monumento Nacional desde o dia 19 de fevereiro de 1926, “sendo necessária a autorização do Governo português para qualquer intervenção no edifício, através de candidatura”.
O monumento do século XII foi “fundado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, por doação de D. Afonso Henriques”.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.