Logo
Regional

Monção: Paróquia de São João de Longos Vales angaria fundos para recuperar Monumento Nacional

9 Outubro, 2024 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Paróquia de São João de Longos Vales, em Monção, começa na sexta-feira a angariar fundos para preparar uma candidatura a fundos comunitários que permita requalificar o Mosteiro de São João, classificado como Monumento Nacional.

O pároco João Pedro Santos explicou hoje que quer preparar uma candidatura para contar com o apoio do Estado na requalificação do mosteiro e da capela-mor, que “remonta aos séculos XI/XII”, envolve “muito dinheiro, na ordem dos 50 a 70 mil euros”, porque é preciso fazer “levantamentos técnicos e trabalhos arqueológicos”, nomeadamente para chegar a um orçamento da empreitada.

“Queremos ir buscar fundos para conseguir fazer a candidatura. Por agora ainda não estão abertas candidaturas no âmbito do programa 2030, mas há sempre candidaturas para este tipo de património”, observou.

O padre destaca que o património em causa “dignifica a região, faz parte da história de Monção”, sendo importante “valorizar esta parte cultural”.

A mais recente intervenção no património aconteceu há cerca de 10 anos, com a colocação de um telhado novo, num investimento de “80 mil euros suportados pela paróquia”, indicou João Pedro Santos.

Na festa de angariação de fundos que se realiza na sexta-feira, com início às 19h30 no adro da igreja, está prevista animação de bombos, folclórica e musical, com o grupo Kalhambeke.

A entrada é livre e os fundos são recolhidos com a venda de comida e bebida, explicou o pároco.

A iniciativa não chegará para alcançar os 50 a 70 mil euros necessários para a candidatura, mas a intenção é continuar os eventos para a recolha pretendida.

Quanto ao montante que será preciso para a recuperação, só quando a candidatura estiver concluída será possível ter uma estimativa, explicou o padre.

Numa nota de imprensa, a paróquia refere que a Igreja Paroquial de Longos Vales é um Monumento Nacional desde o dia 19 de fevereiro de 1926, “sendo necessária a autorização do Governo português para qualquer intervenção no edifício, através de candidatura”.

O monumento do século XII foi “fundado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, por doação de D. Afonso Henriques”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Fevereiro, 2026

Geoparque Litoral de Viana do Castelo marca presença na XXVIII Feira da Caça e Turismo

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo (aUGGp) esteve representado no stand conjunto dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses durante a XXVIII Feira da Caça e Turismo, que decorreu recentemente em Macedo de Cavaleiros, no Geoparque Terras de Cavaleiros.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Repositório digital “Memória de Ponte de Lima” já reúne mais de 1.500 registos

O repositório digital Memória de Ponte de Lima, lançado há cerca de um mês, já conta com mais de 1.500 registos, incluindo fotografias, vídeos e áudios que documentam a história, as tradições e o quotidiano da vila.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez: Derrocada corta circulação na EM523 no acesso à freguesia de Miranda

Uma derrocada ocorrida na Estrada Municipal 523 (EM523) está a impedir a circulação rodoviária no acesso à freguesia de Miranda, na zona do Castelo, informou a Junta da União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada.

Cultura 5 Fevereiro, 2026

Câmara Municipal de Viana do Castelo disponível para apoiar soluções que garantam cinema no Shopping

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.

Nacional 5 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo promove literacia em saúde no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.

Desporto 5 Fevereiro, 2026

Vianense Iúri Leitão faz história e conquista ouro europeu no omnium

O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Monção alerta para risco de cheias nas margens do rio Minho

A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.