A Paróquia de São João de Longos Vales, em Monção, começa na sexta-feira a angariar fundos para preparar uma candidatura a fundos comunitários que permita requalificar o Mosteiro de São João, classificado como Monumento Nacional.
O pároco João Pedro Santos explicou hoje que quer preparar uma candidatura para contar com o apoio do Estado na requalificação do mosteiro e da capela-mor, que “remonta aos séculos XI/XII”, envolve “muito dinheiro, na ordem dos 50 a 70 mil euros”, porque é preciso fazer “levantamentos técnicos e trabalhos arqueológicos”, nomeadamente para chegar a um orçamento da empreitada.
“Queremos ir buscar fundos para conseguir fazer a candidatura. Por agora ainda não estão abertas candidaturas no âmbito do programa 2030, mas há sempre candidaturas para este tipo de património”, observou.
O padre destaca que o património em causa “dignifica a região, faz parte da história de Monção”, sendo importante “valorizar esta parte cultural”.
A mais recente intervenção no património aconteceu há cerca de 10 anos, com a colocação de um telhado novo, num investimento de “80 mil euros suportados pela paróquia”, indicou João Pedro Santos.
Na festa de angariação de fundos que se realiza na sexta-feira, com início às 19h30 no adro da igreja, está prevista animação de bombos, folclórica e musical, com o grupo Kalhambeke.
A entrada é livre e os fundos são recolhidos com a venda de comida e bebida, explicou o pároco.
A iniciativa não chegará para alcançar os 50 a 70 mil euros necessários para a candidatura, mas a intenção é continuar os eventos para a recolha pretendida.
Quanto ao montante que será preciso para a recuperação, só quando a candidatura estiver concluída será possível ter uma estimativa, explicou o padre.
Numa nota de imprensa, a paróquia refere que a Igreja Paroquial de Longos Vales é um Monumento Nacional desde o dia 19 de fevereiro de 1926, “sendo necessária a autorização do Governo português para qualquer intervenção no edifício, através de candidatura”.
O monumento do século XII foi “fundado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, por doação de D. Afonso Henriques”.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.