O Monção Habitat Criativo – Incubadora de Empresas recebeu um roadshow do programa "Acelerar o Norte", iniciativa que percorre as 8 sub-regiões do Norte do pais, de forma a mobilizar o tecido empresarial local para a economia digital. O objetivo é "digitalizar negócios" para fazer "crescer a economia".
Com a presença de responsáveis do projeto e da ACIAB, uma das aceleradoras digitais do Alto Minho, cerca de quatro dezenas de empresários locais tomaram contacto com as vantagens da transição digital dos seus negócios, recebendo informações sobre as condições de elegibilidade para quem pretende candidatar-se ao projeto “Acelerar o Norte”.
Elisabete Parodi, especialista na área digital, abordou as ferramentas de gestão do negócio online, lançando algumas ideias para alavancar a presença digital. Disse: “Assumindo-se como um complemento ao espaço físico, o digital permite ultrapassar as barreiras geográficas, sendo, por isso, um contributo significativo para contrariar a interioridade”.

A sessão contou, ainda, com os testemunhos de empreendedores locais que apontaram a inovação e a digitalização como elementos impulsionadores dos seus negócios: João Vale, sócio-gerente do Coca-Hipermercados, e David Domingues e Henrique Rios, sócios-gerentes do “Monsão Gin”.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.