O Município de Monção, representado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, marcou presença na XX Feira de Nanterre, arredores de Paris, que decorreu no passado fim de semana, dias 11, 12 e 13 de abril.
Com organização da Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), nesta montra demonstrativa dos nossos produtos agrícolas e da força das nossas raízes, uma das maiores celebrações da portugalidade em França, participaram vários municípios portugueses.
Com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Cônsul Geral de Portugal e Paris, Mónica Lisboa, e do Maire de Nanterre, Raphael Adam, o certame proporcionou três dias de animação, negócio e reencontro com a comunidade monçanense.
Neste verdadeiro mercado da saudade, os presentes “entraram” numa viagem deliciosa pelos caminhos da ruralidade, um trajeto com futuro porque, como disse José Manuel Fernandes, tem uma história, tem um sabor único, tem uma identidade e tem gente com orgulho no que produz e nas suas origens.
O nosso município “mostrou-se” aos visitantes com a Provam, Quinta de Alderiz e Transportes Europa, marcando presença, igualmente, os presidentes das juntas de freguesia de Merufe e Barroças e Taias, e as comissões de festas em honra à Senhora das Dores e ao Senhor dos Passos. Como é habitual, o grupo Roconorte animou o recinto.
Naquele certame, cuja abertura foi antecedida pelo descerramento de placa alusiva à Revolução dos Cravos de 1974, na batizada Praça 25 de abril, Célia Rodrigues foi recebida pelo Maire de Villepreux, Jean- Baptiste Hamonic.
No encontro, abordou-se a possibilidade de aprofundar os laços de amizade entre Monção e a localidade francesa, situada a 20 quilómetros de Nanterre, potenciando um conjunto de oportunidades turísticas, desportivas, culturais e empresariais.
A Anémona Sonora e o Club Lote 5 produzem, no próximo dia 05 de dezembro, entre as 23h00 e as 06h00 uma festa para celebrar o natal ao som da melhor "house music".
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.