O Município de Monção, representado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, marcou presença na XX Feira de Nanterre, arredores de Paris, que decorreu no passado fim de semana, dias 11, 12 e 13 de abril.
Com organização da Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), nesta montra demonstrativa dos nossos produtos agrícolas e da força das nossas raízes, uma das maiores celebrações da portugalidade em França, participaram vários municípios portugueses.
Com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Cônsul Geral de Portugal e Paris, Mónica Lisboa, e do Maire de Nanterre, Raphael Adam, o certame proporcionou três dias de animação, negócio e reencontro com a comunidade monçanense.
Neste verdadeiro mercado da saudade, os presentes “entraram” numa viagem deliciosa pelos caminhos da ruralidade, um trajeto com futuro porque, como disse José Manuel Fernandes, tem uma história, tem um sabor único, tem uma identidade e tem gente com orgulho no que produz e nas suas origens.
O nosso município “mostrou-se” aos visitantes com a Provam, Quinta de Alderiz e Transportes Europa, marcando presença, igualmente, os presidentes das juntas de freguesia de Merufe e Barroças e Taias, e as comissões de festas em honra à Senhora das Dores e ao Senhor dos Passos. Como é habitual, o grupo Roconorte animou o recinto.
Naquele certame, cuja abertura foi antecedida pelo descerramento de placa alusiva à Revolução dos Cravos de 1974, na batizada Praça 25 de abril, Célia Rodrigues foi recebida pelo Maire de Villepreux, Jean- Baptiste Hamonic.
No encontro, abordou-se a possibilidade de aprofundar os laços de amizade entre Monção e a localidade francesa, situada a 20 quilómetros de Nanterre, potenciando um conjunto de oportunidades turísticas, desportivas, culturais e empresariais.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.