O Município de Monção, representado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, marcou presença na XX Feira de Nanterre, arredores de Paris, que decorreu no passado fim de semana, dias 11, 12 e 13 de abril.
Com organização da Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), nesta montra demonstrativa dos nossos produtos agrícolas e da força das nossas raízes, uma das maiores celebrações da portugalidade em França, participaram vários municípios portugueses.
Com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Cônsul Geral de Portugal e Paris, Mónica Lisboa, e do Maire de Nanterre, Raphael Adam, o certame proporcionou três dias de animação, negócio e reencontro com a comunidade monçanense.
Neste verdadeiro mercado da saudade, os presentes “entraram” numa viagem deliciosa pelos caminhos da ruralidade, um trajeto com futuro porque, como disse José Manuel Fernandes, tem uma história, tem um sabor único, tem uma identidade e tem gente com orgulho no que produz e nas suas origens.
O nosso município “mostrou-se” aos visitantes com a Provam, Quinta de Alderiz e Transportes Europa, marcando presença, igualmente, os presidentes das juntas de freguesia de Merufe e Barroças e Taias, e as comissões de festas em honra à Senhora das Dores e ao Senhor dos Passos. Como é habitual, o grupo Roconorte animou o recinto.
Naquele certame, cuja abertura foi antecedida pelo descerramento de placa alusiva à Revolução dos Cravos de 1974, na batizada Praça 25 de abril, Célia Rodrigues foi recebida pelo Maire de Villepreux, Jean- Baptiste Hamonic.
No encontro, abordou-se a possibilidade de aprofundar os laços de amizade entre Monção e a localidade francesa, situada a 20 quilómetros de Nanterre, potenciando um conjunto de oportunidades turísticas, desportivas, culturais e empresariais.
O Voleibol Clube de Viana perdeu (2-3) com o CA Madalena e viu confirmada a descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão. A equipa vianense esteve a ganhar (2-0) mas permitiu que a equipa de Vila Nova de Gaia fizesse a remontada (2-3)
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a implementar um plano de reforço de iluminação pública no centro histórico da vila, com o objetivo de melhorar a segurança, valorizar o património e promover a vivência noturna do espaço urbano.
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, presidiu à celebração da Ceia do Senhor e refletiu sobre o lugar que se dá às opiniões no mundo de hoje, sublinhando que "estar em comunidade é estar em serviço".
O Governo autorizou que a Direção-Geral dos Serviços Marítimos assuma a despesa de 565 mil euros com o projeto de execução, estudo de impacto ambiental e análise custo-benefício da reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de ver nove Unidades de Investigação próprias, ou em que participa enquanto unidade de gestão, acreditadas e financiadas no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao Quadro Plurianual de Financiamento 2025-2029.
O Bispo diocesano presidiu à missa crismal, que decorreu na Sé de Viana do Castelo, e convidou os sacerdotes a serem “anunciadores de uma Boa Nova aos pobres”, afirmando que “ser pioneiro” é a sua missão.
Realizou-se, na quinta-feira, nas instalações da Direção de Faróis, localizadas em Oeiras, a cerimónia de entrega de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam de imediato, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas, antes do início da época balnear.