A 5ª Convenção da Rede Europeia dos Municípios Amigos da Família realizou-se na cidade de Cracóvia, na Polónia, e o Município de Monção, membro da rede europeia desde fevereiro de 2023, esteve representado pelo Vice-Presidente, João Oliveira.
Integrando um painel de responsáveis e técnicos de programas de apoio à família, oriundos de vários países europeus, a intervenção de João Oliveira incidiu na apresentação das boas práticas municipais, focando-se no Programa “Monção Social” e no Programa de Cuidadores Informais.
Ambos os programas, referiu João Oliveira, envolvem um conjunto de medidas de apoio que valorizam todos os elementos do agregado familiar, colocando em prática, paralelamente, respostas efetivas dirigidas a pessoas em situação de risco e fragilidade social.
Estas respostas, com caráter abrangente e inclusivo, compreendem, entre outras, as seguintes áreas: maternidade e paternidade; educação e formação; saúde; habitação; serviços básicos; e participação social, cultural e desportiva. Em síntese, pretende-se garantir qualidade de vida, bem-estar e coesão social no território concelhio.
Como resultado da política municipal na área social, Monção foi reconhecido, a nível nacional, em cinco anos consecutivos, como Autarquia Familiarmente Responsável, distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Em 2020, fomos o primeiro município do distrito a receber este honroso reconhecimento.
O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1 200 trabalhadores.
Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
Para apoiar estudantes com maiores dificuldades económicas, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça o seu conjunto de bolsas e apoios. Com candidaturas abertas até 30 de maio, os alunos do IPVC podem concorrer à Bolsa de Apoio à Aquisição de Material Pedagógico, integrada no projeto Com.Sigo+, cofinanciado pelo PRR.
A Câmara de Monção vai comprar, por mais de dois milhões de euros, cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento, numa iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com as férias escolares da Páscoa a aproximarem-se, o Aquamuseu do Rio Minho apresenta uns dias marcados por atividades lúdico-pedagógica. De 14 a 17 de abril, no período da tarde, a sugestão aborda a temática "O Revestimento dos Animais", sendo dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. Inscrições já estão a decorrer.
No âmbito do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da 3.ª Série, realizou-se, na segunda-feira, 31 de março, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia do corte da primeira peça, que marca o início da construção do primeiro navio.
O Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, vai fechar, após 14 anos de portas abertas no Centro histórico da capital do Alto Minho, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Ricardo Camelo, proprietário do bar localizado na Praça da Erva, confirmou esta informação à Viana TV.