Dividido em quatro passeios, que tiveram como destino a Ilha da Madeira, o Passeio Sénior 2024 resultou em momentos enriquecedores e memoráveis que permanecerão, com afeto e ternura, no coração de todos os participantes.
Entre 16 e 24 de novembro, cerca de 400 monçanenses aterraram no Funchal com uma bagagem cheia de alegria e simpatia, tendo sido recebidos de uma forma hospitaleira e afável pelo povo madeirense. Viveram-se momentos únicos de convivência, bem-estar e descoberta das múltiplas maravilhas da “Pérola do Atlântico”.
A organização esteve cinco estrelas, cumprindo, com profissionalismo, todas as etapas de um programa apelativo que, entre deslocações e visitas, contou com um jantar tipicamente madeirense, onde marcou presença o Grupo de Folclore Cultural e Recreativo da Quinta Grande.
Uma atuação genuína da etnografia local que complementou, muito bem, uma mesa preenchida com os melhores sabores da ilha da Madeira que, assinale-se, presenteou os monçanenses com locais de elevado interesse paisagístico e patrimonial. Casos de Santana, São Vicente, Porto Moniz, Ribeira Brava, Cabo Girão, Câmara de Lobos e Mercado dos Lavradores.
Juntamente com o Vice-Presidente, João Oliveira, o Presidente, António Barbosa, acompanhou os seniores monçanenses. Na hora do balanço, escreveu: “Espero que estes dias vos tenham deixado boas recordações e, acima de tudo, sorrisos nos vossos corações. Até ao próximo! Um abraço amigo”.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.