Dividido em quatro passeios, que tiveram como destino a Ilha da Madeira, o Passeio Sénior 2024 resultou em momentos enriquecedores e memoráveis que permanecerão, com afeto e ternura, no coração de todos os participantes.
Entre 16 e 24 de novembro, cerca de 400 monçanenses aterraram no Funchal com uma bagagem cheia de alegria e simpatia, tendo sido recebidos de uma forma hospitaleira e afável pelo povo madeirense. Viveram-se momentos únicos de convivência, bem-estar e descoberta das múltiplas maravilhas da “Pérola do Atlântico”.
A organização esteve cinco estrelas, cumprindo, com profissionalismo, todas as etapas de um programa apelativo que, entre deslocações e visitas, contou com um jantar tipicamente madeirense, onde marcou presença o Grupo de Folclore Cultural e Recreativo da Quinta Grande.
Uma atuação genuína da etnografia local que complementou, muito bem, uma mesa preenchida com os melhores sabores da ilha da Madeira que, assinale-se, presenteou os monçanenses com locais de elevado interesse paisagístico e patrimonial. Casos de Santana, São Vicente, Porto Moniz, Ribeira Brava, Cabo Girão, Câmara de Lobos e Mercado dos Lavradores.
Juntamente com o Vice-Presidente, João Oliveira, o Presidente, António Barbosa, acompanhou os seniores monçanenses. Na hora do balanço, escreveu: “Espero que estes dias vos tenham deixado boas recordações e, acima de tudo, sorrisos nos vossos corações. Até ao próximo! Um abraço amigo”.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.