Logo
Regional

Monção: José Brandão faz mais de 1800 quilómetros em bicicleta em memória dos avós

29 Setembro, 2023 | 14:00
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

José Brandão, de 56 anos, fez uma viagem de mais de 1800 quilómetros em bicicleta, entre Mortemer, norte de França, onde reside, e Lapela, onde nasceu. O percurso, dedicado à memória dos seus avós, durou 14 dias.

José Brandão nasceu em Lapela, mas aos três anos foi para França. Levado ao colo da mãe com o pai à espera para, no país da liberdade, igualdade e fraternidade, aspirarem a uma vida melhor daquela que, em Portugal, lhes parecia destinada.

Apesar da distância, José Brandão nunca esqueceu as origens, a paixão pela terra e o carinho pelos familiares que ficaram em Lapela. Assim, num gesto de amor aos seus avós, decidiu fazer uma viagem de bicicleta deste Mortemer, no norte de França, local onde reside, até Lapela.

Foram mais de 1800 quilómetros planeados ao milímetro. Tudo cumprido. 14 dias de viagem, 150 quilómetros por dia, locais onde pernoitar, o que levar em cada dia. Aos 56 anos, Jose Brandão cumpriu um sonho antigo, dedicando-o, com amor eterno, à memória dos seus avós.

Ao longo do percurso, José Brandão encontrou muitos caminheiros e ciclistas, grande parte em direção a Santiago de Compostela, e viveu momentos de enorme emoção. Daqueles que lhe fizeram parar a bicicleta e enxaguar as lágrimas.

Aconteciam quando José Brandão passava por locais que lhe lembravam as viagens que, em criança, fazia de comboio para França com os seus pais. Muitas recordações que lhe traziam à tona da memória as despedidas dos seus avós, com os lenços brancos, presos nos dedos, a esvoaçarem no ar. Nunca esqueceu.

À chegada a Lapela, Jose Brandão foi recebido em festa pela população. Esta semana, no seu gabinete, António Barbosa, presidente do Município de Monção, deu-lhe os parabéns pela coragem e resiliência da viagem. Em sinal de reconhecimento, ofereceu-lhe uma miniatura da “Coca de Monção” que, disse José Brandão, vai ficar em lugar de destaque na sua residência da Normandia.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.