Logo
Regional

Monção: José Brandão faz mais de 1800 quilómetros em bicicleta em memória dos avós

29 Setembro, 2023 | 14:00
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

José Brandão, de 56 anos, fez uma viagem de mais de 1800 quilómetros em bicicleta, entre Mortemer, norte de França, onde reside, e Lapela, onde nasceu. O percurso, dedicado à memória dos seus avós, durou 14 dias.

José Brandão nasceu em Lapela, mas aos três anos foi para França. Levado ao colo da mãe com o pai à espera para, no país da liberdade, igualdade e fraternidade, aspirarem a uma vida melhor daquela que, em Portugal, lhes parecia destinada.

Apesar da distância, José Brandão nunca esqueceu as origens, a paixão pela terra e o carinho pelos familiares que ficaram em Lapela. Assim, num gesto de amor aos seus avós, decidiu fazer uma viagem de bicicleta deste Mortemer, no norte de França, local onde reside, até Lapela.

Foram mais de 1800 quilómetros planeados ao milímetro. Tudo cumprido. 14 dias de viagem, 150 quilómetros por dia, locais onde pernoitar, o que levar em cada dia. Aos 56 anos, Jose Brandão cumpriu um sonho antigo, dedicando-o, com amor eterno, à memória dos seus avós.

Ao longo do percurso, José Brandão encontrou muitos caminheiros e ciclistas, grande parte em direção a Santiago de Compostela, e viveu momentos de enorme emoção. Daqueles que lhe fizeram parar a bicicleta e enxaguar as lágrimas.

Aconteciam quando José Brandão passava por locais que lhe lembravam as viagens que, em criança, fazia de comboio para França com os seus pais. Muitas recordações que lhe traziam à tona da memória as despedidas dos seus avós, com os lenços brancos, presos nos dedos, a esvoaçarem no ar. Nunca esqueceu.

À chegada a Lapela, Jose Brandão foi recebido em festa pela população. Esta semana, no seu gabinete, António Barbosa, presidente do Município de Monção, deu-lhe os parabéns pela coragem e resiliência da viagem. Em sinal de reconhecimento, ofereceu-lhe uma miniatura da “Coca de Monção” que, disse José Brandão, vai ficar em lugar de destaque na sua residência da Normandia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.