Após a aprovação de duas candidaturas para reabilitação de 47 fogos no Bairro da Imaculada Conceição, cujos trabalhos já tiveram início, o Município de Monção aprovou mais uma candidatura para a construção de 32 fogos, também no mesmo bairro.
O investimento global situa-se em 3.352.400,00 euros, sendo financiado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A presente candidatura, como as anteriores, resulta do acordo de colaboração entre o Município de Monção e o IRHU, homologado pelo governo português, em novembro de 2021, numa cerimónia pública realizada no Cine Teatro João Verde, em Monção.
Posteriormente, em outubro de 2023, o acordo de colaboração viria a conhecer um aditamento, atualizando o montante global em 8.249.805,00 euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estas intervenções no parque habitacional local, realizadas ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, complementam-se com a aprovação de duas candidaturas para beneficiários diretos, encontrando-se três em período de análise.
A Estratégia Local de Habitação, documento aprovado em 27 de fevereiro de 2021, em sessão da Assembleia Municipal de Monção, sinaliza as carências habitacionais existentes no concelho, bem como as respostas necessárias para apoiar as famílias que vivem em situação difícil e não tem capacidade financeira para aceder a uma habitação digna.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.