Após a aprovação de duas candidaturas para reabilitação de 47 fogos no Bairro da Imaculada Conceição, cujos trabalhos já tiveram início, o Município de Monção aprovou mais uma candidatura para a construção de 32 fogos, também no mesmo bairro.
O investimento global situa-se em 3.352.400,00 euros, sendo financiado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A presente candidatura, como as anteriores, resulta do acordo de colaboração entre o Município de Monção e o IRHU, homologado pelo governo português, em novembro de 2021, numa cerimónia pública realizada no Cine Teatro João Verde, em Monção.
Posteriormente, em outubro de 2023, o acordo de colaboração viria a conhecer um aditamento, atualizando o montante global em 8.249.805,00 euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estas intervenções no parque habitacional local, realizadas ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, complementam-se com a aprovação de duas candidaturas para beneficiários diretos, encontrando-se três em período de análise.
A Estratégia Local de Habitação, documento aprovado em 27 de fevereiro de 2021, em sessão da Assembleia Municipal de Monção, sinaliza as carências habitacionais existentes no concelho, bem como as respostas necessárias para apoiar as famílias que vivem em situação difícil e não tem capacidade financeira para aceder a uma habitação digna.
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto vai avançar com um levantamento nacional de espaços que possam ser adaptados à exibição cinematográfica, com o objetivo de reforçar a rede de salas, sobretudo nos concelhos onde a oferta é mais reduzida.
A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.
A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.
O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).
A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.
O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.