Cerca de 150 alunos do 1º e 3º ano do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves e uma turma do 8º ano, da EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, acompanhados por docentes e auxiliares, de Monção, reflorestaram o lugar de Merim, em Barbeita, depois de ter sido alvo de um incêndio florestal.
A iniciativa realizou-se no âmbito do Programa Eco-Escolas e foi apoiada pelos sapadores florestais e por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade que forneceu as plantas utilizadas. De acordo com a autarquia, a ação de reflorestação teve como finalidade “incutir nos jovens monçanenses um conjunto de valores ambientais favoráveis à criação de uma cidadania ativa e responsável”.
Daniela Fernandes, vereadora da educação na Câmara Municipal de Monção, marcou presença na atividade e sublinhou que é “fundamental criarmos uma consciência ambiental nas gerações mais novas para que a defesa e valorização da floresta esteja no centro das suas preocupações e prioridades”.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.