Cerca de 150 alunos do 1º e 3º ano do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves e uma turma do 8º ano, da EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, acompanhados por docentes e auxiliares, de Monção, reflorestaram o lugar de Merim, em Barbeita, depois de ter sido alvo de um incêndio florestal.
A iniciativa realizou-se no âmbito do Programa Eco-Escolas e foi apoiada pelos sapadores florestais e por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade que forneceu as plantas utilizadas. De acordo com a autarquia, a ação de reflorestação teve como finalidade “incutir nos jovens monçanenses um conjunto de valores ambientais favoráveis à criação de uma cidadania ativa e responsável”.
Daniela Fernandes, vereadora da educação na Câmara Municipal de Monção, marcou presença na atividade e sublinhou que é “fundamental criarmos uma consciência ambiental nas gerações mais novas para que a defesa e valorização da floresta esteja no centro das suas preocupações e prioridades”.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.
A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a produção de energia eólica no mar (“offshore”) só avançará quando for economicamente viável, sublinhando que esse cenário “ainda está muito longe” de acontecer.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a estreia de “Quero Ser Feliz Agora!”, um novo espetáculo integrado no Projeto de Teatro Escolar 2025–2026, destinado ao público do ensino secundário e ao público em geral.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, a 20.ª edição do Encontro Internacional das Artes, dedicada ao tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”.
O sentimento de pertença e o orgulho nas origens voltam a unir a comunidade cerveirense na capital. No próximo domingo, 9 de novembro, celebra-se o 16.º aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa, um evento que promete juntar centenas de conterrâneos num dia dedicado à amizade e às tradições do Alto Minho.