Cerca de 150 alunos do 1º e 3º ano do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves e uma turma do 8º ano, da EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, acompanhados por docentes e auxiliares, de Monção, reflorestaram o lugar de Merim, em Barbeita, depois de ter sido alvo de um incêndio florestal.
A iniciativa realizou-se no âmbito do Programa Eco-Escolas e foi apoiada pelos sapadores florestais e por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade que forneceu as plantas utilizadas. De acordo com a autarquia, a ação de reflorestação teve como finalidade “incutir nos jovens monçanenses um conjunto de valores ambientais favoráveis à criação de uma cidadania ativa e responsável”.
Daniela Fernandes, vereadora da educação na Câmara Municipal de Monção, marcou presença na atividade e sublinhou que é “fundamental criarmos uma consciência ambiental nas gerações mais novas para que a defesa e valorização da floresta esteja no centro das suas preocupações e prioridades”.
Um homem de 25 anos foi detido em flagrante pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no passado dia 30 de dezembro, por furtos em estabelecimentos comerciais no concelho de Monção.
Os primeiros dias de janeiro trazem boas notícias para os vianenses. Segundo a previsão meteorológica, os dias 5 e 6 de janeiro deverão registar condições relativamente calmas, típicas do inverno no norte do país.
O fim de semana ficou marcado pela realização de vários encontros em atraso e um jogo antecipado da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com resultados determinantes para a luta pelos primeiros lugares da tabela classificativa.
A 16.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe equilíbrio em vários campos e confirmou a luta intensa pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
O início de 2026 em Paredes de Coura traz uma programação cultural diversificada, que promete animar a população local e visitantes ao longo de janeiro. Entre tradições populares, teatro, música e cinema, há propostas para todos os gostos.
A Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, manifestou o seu repúdio pelos atos de vandalismo registados durante a noite de passagem de ano.
O Santa Luzia FC começou o ano de 2026 da melhor forma ao conquistar uma vitória importante em Lisboa, derrotando (2-3) o Atlético Clube de Portugal, num encontro intenso, equilibrado e decidido apenas nos minutos finais, a contar para a 12.ª jornada da Liga Feminina de Futsal.