A freguesia de Riba de Mouro, a mais afastada da sede do concelho de Monção, lançou uma campanha turística de promoção do seu dialeto, trilhos e de um lugar conhecido por Aldeia dos Hobbits.
A câmara monçanense assinala a aposta na promoção do turismo sustentável, “com enfoque na preservação e valorização da identidade local, através de uma oferta diversificada e potenciadora da atratividade natural deste território singular”.
Riba de Mouro fica a cerca de 20 quilómetros da sede do concelho e, no local mais alto da freguesia (Santo António de Vale de Poldros), fica a Aldeia dos Hobbits, numa alusão às cardenhas, umas construções em pedra semelhantes às existentes no filme Senhor dos Anéis.
Com uma área próxima de 1.400 hectares e uma população de 802 habitantes (Censos 2021), na freguesia ainda se fala o dialeto “ribamourês”, desenvolvido pela proximidade à Galiza, Espanha, em tempos com “poucos acessos e meios de transporte”, algo que deixava os habitantes “isolados” do mundo”.

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) comemorou esta segunda-feira 45 anos de atividade com uma sessão solene que reuniu estudantes, docentes, alumni e parceiros institucionais.
O Município de Ponte de Lima acolhe hoje 13 de novembro, às 18h30, a apresentação do livro “António Silva Monteiro: O homem, a casa e as suas circunstâncias (1822-1885)”, da autoria dos historiadores Gonçalo Maia Marques e José Augusto Maia Marques.
Um homem de 40 anos foi intercetado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao início da tarde do passado domingo, 10 de novembro, na Rua de Santo António, na sequência de uma operação de combate aos crimes contra o património.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.