A partir de agora, a escadaria localizada no Parque das Caldas, em Monção, está mais colorida e inclusiva. A atividade "Degraus pela Igualdade" foi desenvolvida pelo Município de Monção em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Monção.
Inserida no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Monção, a atividade “Degraus pela Igualdade” pintou os degraus da escadaria em várias cores, todas diferentes, todas iguais, sobressaindo a palavra “Igualdade”. A iniciativa foi desenvolvida por um grupo de utentes da APPACDM de Monção , apoiados por Ricardo Campos, da Divisão de Ação Social, Cultura e Turismo.
Com esta iniciativa, o Município de Monção pretende “sensibilizar a comunidade local para a existência de desigualdades e a necessidade de combater todos os tipos de discriminação, demonstrando o seu firme compromisso na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), ao abrigo do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu, tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania para a Igualdade de Género (CIG).
A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.
Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.
Grupo Folclórico de Alvarães levou um pouco da sua freguesia e de Viana do Castelo ao coração da comunidade portuguesa na Argentina. Partilhou a arte de trajar, de ourar, os costumes e a chieira que sente pelo seu território, nas comemorações do Dia de Portugal em Buenos Aires na Argentina.