Nos últimos anos, os espaços públicos do centro histórico de Monção têm sido invadidos por diferentes manifestações artísticas, gerando, lentamente, um diálogo criativo entre o património histórico e a arte urbana, propondo, aos visitantes, uma oferta cultural mais ampla e diversificada.
Neste contexto, realizou-se, em dois fins de semana distintos, um em outubro e outro em novembro, uma atividade artística de embelezamento da “paisagem” urbana monçanense, consistindo na pintura de várias caixas de eletricidade no centro histórico da vila.
A iniciativa, recebida de forma muito positiva por parte da população local, foi desenvolvida por um conjunto de artistas pertencentes ao “Coletivo Rua”, nascido no Porto, em 2006. A saber: Nuno Palhas (third), Mário Fonseca (oker), Tiago Braga (fedor), Nuno Barbedo (caver) e Pedro Sequeira (podre).
Naqueles suportes, através de uma linguagem plástica contemporânea, os artistas recriaram diferentes aspetos da história, do património e da mitologia local. Assim, é possível visualizar o afamado Alvarinho, a lendária Coca, e a heroína Deu-la-Deu Martins.

O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.