O Cine Teatro João Verde (CTJV), estrutura cultural do Município de Monção, está à procura de artistas ou coletivos, maiores de 18 anos, a residir ou não, em Portugal, para a realização da residência artística "Monção em Filme". As candidaturas decorrem até 12 de abril.
Segundo o regulamento do “Monção em Filme”, “a presente chamada tem como objetivo a seleção de um projeto artístico de artes audiovisual contemporâneo, para o desenvolvimento de projeto artístico em Monção. As propostas apresentadas podem abranger qualquer linguagem que faça parte do campo das artes audiovisuais contemporâneas, podendo e devendo incluir a participação comunitária”, lê-se.
“As propostas devem ser inéditas e criadas a partir do território de Monção e do seu património material e imaterial”, continua.
A iniciativa, de acordo com o Município, tem como objetivo “fomentar e apoiar a produção artística de artes audiovisuais contemporâneas, comprometendo-se a estimular os processos artísticos, a formar públicos e a criar acesso à promoção e divulgação artística, tendo como critério base o território Monção e o seu património material e imaterial, para além do CTJV, enquanto centro potenciador de dinâmicas audiovisuais”.
O artista ou coletivo selecionado receberá um total de 7000 euros para a realização do projeto.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em formulário próprio, através do link: https://shorturl.at/mEJZ6 .
As normas de participação podem ser consultadas, aqui.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.