O Cine Teatro João Verde (CTJV), estrutura cultural do Município de Monção, está à procura de artistas ou coletivos, maiores de 18 anos, a residir ou não, em Portugal, para a realização da residência artística "Monção em Filme". As candidaturas decorrem até 12 de abril.
Segundo o regulamento do “Monção em Filme”, “a presente chamada tem como objetivo a seleção de um projeto artístico de artes audiovisual contemporâneo, para o desenvolvimento de projeto artístico em Monção. As propostas apresentadas podem abranger qualquer linguagem que faça parte do campo das artes audiovisuais contemporâneas, podendo e devendo incluir a participação comunitária”, lê-se.
“As propostas devem ser inéditas e criadas a partir do território de Monção e do seu património material e imaterial”, continua.
A iniciativa, de acordo com o Município, tem como objetivo “fomentar e apoiar a produção artística de artes audiovisuais contemporâneas, comprometendo-se a estimular os processos artísticos, a formar públicos e a criar acesso à promoção e divulgação artística, tendo como critério base o território Monção e o seu património material e imaterial, para além do CTJV, enquanto centro potenciador de dinâmicas audiovisuais”.
O artista ou coletivo selecionado receberá um total de 7000 euros para a realização do projeto.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em formulário próprio, através do link: https://shorturl.at/mEJZ6 .
As normas de participação podem ser consultadas, aqui.

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.