O Cine Teatro João Verde (CTJV), estrutura cultural do Município de Monção, está à procura de artistas ou coletivos, maiores de 18 anos, a residir ou não, em Portugal, para a realização da residência artística "Monção em Filme". As candidaturas decorrem até 12 de abril.
Segundo o regulamento do “Monção em Filme”, “a presente chamada tem como objetivo a seleção de um projeto artístico de artes audiovisual contemporâneo, para o desenvolvimento de projeto artístico em Monção. As propostas apresentadas podem abranger qualquer linguagem que faça parte do campo das artes audiovisuais contemporâneas, podendo e devendo incluir a participação comunitária”, lê-se.
“As propostas devem ser inéditas e criadas a partir do território de Monção e do seu património material e imaterial”, continua.
A iniciativa, de acordo com o Município, tem como objetivo “fomentar e apoiar a produção artística de artes audiovisuais contemporâneas, comprometendo-se a estimular os processos artísticos, a formar públicos e a criar acesso à promoção e divulgação artística, tendo como critério base o território Monção e o seu património material e imaterial, para além do CTJV, enquanto centro potenciador de dinâmicas audiovisuais”.
O artista ou coletivo selecionado receberá um total de 7000 euros para a realização do projeto.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em formulário próprio, através do link: https://shorturl.at/mEJZ6 .
As normas de participação podem ser consultadas, aqui.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.