Logo
Regional

Monção: Ecoparque de Tangil concluído em julho

3 Junho, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Ecoparque de Tangil, um projeto educativo e ambiental, deve estar concluído em julho, depois de ter sido adjudicado por cerca de 213 mil euros.

A autarquia monçanense observa que a empreitada, “em fase de execução”, está englobada no projeto de requalificação e valorização do Rio Mouro.

“A intervenção tem como finalidade a otimização daquele espaço ribeirinho, junto à ponte de Tangil, atribuindo-lhe novas funções de fruição e recreio, com enfoque na educação e sensibilização ambiental, potenciando a sua utilização pela população local e visitantes”, descreve o município.

De acordo com a Câmara de Monção, a criação do Ecoparque de Tangil “introduz um fator de inovação e diversificação, contribuindo, por um lado, para aumentar a capacidade de oferta de animação turística na região e, por outro, para gerar novas oportunidades económicas proporcionadas pela estrutura ao longo do ano”.

A autarquia explica que, “aproveitando a topografia do terreno de implantação, disposto em três patamares alinhados com o corredor fluvial, o Ecoparque de Tangil distingue três zonas distintas”.

O primeiro patamar destina-se à criação de uma área de aparcamento e acesso pedonal, bem como um anfiteatro ao ar livre, com funções polivalentes, para receber atividades de educação ambiental, palestras temáticas e pequenas mostras de produtos ligados à região.

No segundo patamar, localiza-se o edifício de apoio a toda atividade, sendo constituído por casas de banho e uma sala principal que engloba a receção, loja comunitária, espaço expositivo e bar gastronómico.

“Este nível integra, ainda, as áreas funcionais destinadas ao lazer e fruição da natureza envolvente, nomeadamente o circuito ecoaventura, oficina ecológica e área social/artística”, acrescenta.

A intervenção no terceiro patamar “assume um caráter minimalista, envolvendo a limpeza das margens e do coberto vegetal existente, a erradicação das espécies infestantes e a valorização da galeria ripícola e vegetação autóctone”.

A câmara observa que, “partindo da realidade socioeconómica e territorial de Tangil, vigente nos usos e costumes ancestrais, o investimento no ecoparque considerou a atual tendência do turismo mundial, aberta a experiências genuínas, através de práticas e testemunhos com base local”.

Esta “forma emergente de conhecer e explorar a identidade específica de cada território” tem, progressivamente, “contribuído para uma crescente valorização dos espaços rurais, da sustentabilidade ambiental, da cultura popular, do património construído, dos produtos da terra e das histórias com rosto”, refere.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.