O Ecoparque de Tangil, um projeto educativo e ambiental, deve estar concluído em julho, depois de ter sido adjudicado por cerca de 213 mil euros.
A autarquia monçanense observa que a empreitada, “em fase de execução”, está englobada no projeto de requalificação e valorização do Rio Mouro.
“A intervenção tem como finalidade a otimização daquele espaço ribeirinho, junto à ponte de Tangil, atribuindo-lhe novas funções de fruição e recreio, com enfoque na educação e sensibilização ambiental, potenciando a sua utilização pela população local e visitantes”, descreve o município.
De acordo com a Câmara de Monção, a criação do Ecoparque de Tangil “introduz um fator de inovação e diversificação, contribuindo, por um lado, para aumentar a capacidade de oferta de animação turística na região e, por outro, para gerar novas oportunidades económicas proporcionadas pela estrutura ao longo do ano”.
A autarquia explica que, “aproveitando a topografia do terreno de implantação, disposto em três patamares alinhados com o corredor fluvial, o Ecoparque de Tangil distingue três zonas distintas”.
O primeiro patamar destina-se à criação de uma área de aparcamento e acesso pedonal, bem como um anfiteatro ao ar livre, com funções polivalentes, para receber atividades de educação ambiental, palestras temáticas e pequenas mostras de produtos ligados à região.
No segundo patamar, localiza-se o edifício de apoio a toda atividade, sendo constituído por casas de banho e uma sala principal que engloba a receção, loja comunitária, espaço expositivo e bar gastronómico.
“Este nível integra, ainda, as áreas funcionais destinadas ao lazer e fruição da natureza envolvente, nomeadamente o circuito ecoaventura, oficina ecológica e área social/artística”, acrescenta.
A intervenção no terceiro patamar “assume um caráter minimalista, envolvendo a limpeza das margens e do coberto vegetal existente, a erradicação das espécies infestantes e a valorização da galeria ripícola e vegetação autóctone”.
A câmara observa que, “partindo da realidade socioeconómica e territorial de Tangil, vigente nos usos e costumes ancestrais, o investimento no ecoparque considerou a atual tendência do turismo mundial, aberta a experiências genuínas, através de práticas e testemunhos com base local”.
Esta “forma emergente de conhecer e explorar a identidade específica de cada território” tem, progressivamente, “contribuído para uma crescente valorização dos espaços rurais, da sustentabilidade ambiental, da cultura popular, do património construído, dos produtos da terra e das histórias com rosto”, refere.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.