É já no dia 17 de setembro que decorre a quinta edição do "Monção e Melgaço Granfondo". Uma prova de ciclismo, no berço do vinho Alvarinho, que prevê três distâncias: Minifondo (73 quilómetros), Mediofondo (103 quilómetros) e Granfondo (127 quilómetros). Neste momento, estão a decorrer as últimas inscrições.
A competição junta ciclistas profissionais e amadores sendo, este ano, esperados “1600 participantes de vários pontos do país, aos quais se juntará, como vem sendo hábito, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha”, anunciou o Município de Monção.
Com uma organização da “Bikeservice”, as três distâncias previstas (minifondo, mediofondo e granfondo) vão desafiar os participantes a percorrer um território pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e lugares de montanha. “Os primeiros 40 quilómetros de prova não oferecem dificuldades aos ciclistas, uma vez que decorrem em terreno plano, com o rio Minho à espreita em muitos pontos de passagem. A subida de Trute tem apenas 3000 metros, mas o primeiro e último quilómetro são exigentes”, desvendou a autarquia.
“Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo (73 quilómetros) encaminham-se para a meta, enquanto que os restantes seguem em direção a Merufe, através das montanhas escarpadas que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela, esta última, apenas para o Mediofondo (103 quilómetros)”, realçou.

“Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo (127 quilómetros) em direção a Lamas de Mouro para cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajeto: A ascensão a Santo António de Vale de Poldros, lugar mágico onde a imensidão da paisagem apenas é comparável ao silêncio inspirador”, descreveu o Município.
“Em Pomares, o Mediofondo e o Granfondo voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristoval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço, onde está instalada a partida e chegada da prova, far-se-á pela EN 301”, completou.
O “Monção e Melgaço Granfondo” tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.
As últimas inscrições podem ser feitas aqui.
No final, cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho marca Soalheiro.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.