É já no dia 17 de setembro que decorre a quinta edição do "Monção e Melgaço Granfondo". Uma prova de ciclismo, no berço do vinho Alvarinho, que prevê três distâncias: Minifondo (73 quilómetros), Mediofondo (103 quilómetros) e Granfondo (127 quilómetros). Neste momento, estão a decorrer as últimas inscrições.
A competição junta ciclistas profissionais e amadores sendo, este ano, esperados “1600 participantes de vários pontos do país, aos quais se juntará, como vem sendo hábito, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha”, anunciou o Município de Monção.
Com uma organização da “Bikeservice”, as três distâncias previstas (minifondo, mediofondo e granfondo) vão desafiar os participantes a percorrer um território pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e lugares de montanha. “Os primeiros 40 quilómetros de prova não oferecem dificuldades aos ciclistas, uma vez que decorrem em terreno plano, com o rio Minho à espreita em muitos pontos de passagem. A subida de Trute tem apenas 3000 metros, mas o primeiro e último quilómetro são exigentes”, desvendou a autarquia.
“Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo (73 quilómetros) encaminham-se para a meta, enquanto que os restantes seguem em direção a Merufe, através das montanhas escarpadas que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela, esta última, apenas para o Mediofondo (103 quilómetros)”, realçou.

“Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo (127 quilómetros) em direção a Lamas de Mouro para cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajeto: A ascensão a Santo António de Vale de Poldros, lugar mágico onde a imensidão da paisagem apenas é comparável ao silêncio inspirador”, descreveu o Município.
“Em Pomares, o Mediofondo e o Granfondo voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristoval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço, onde está instalada a partida e chegada da prova, far-se-á pela EN 301”, completou.
O “Monção e Melgaço Granfondo” tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.
As últimas inscrições podem ser feitas aqui.
No final, cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho marca Soalheiro.

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.