O berço das castas de vinho branco, o notável Alvarinho, recebe no dia 15 de setembro, domingo, mais uma edição de uma das provas de ciclismo mais relevantes do calendário nacional, o Monção e Melgaço Granfondo.
Nesta edição, a prova desportiva, que junta mais de um milhar de ciclistas amadores e profissionais, entra em território espanhol pela freguesia de Cristóval, percorrendo a margem direita do rio Minho, até à ponte internacional que liga Melgaço e Arbo.
Com organização da Bikeservice, as três distâncias previstas são:
Minifondo (76 km); Mediofondo (96 km) e Granfondo (124 km).
As provas vão desafiar os participantes a percorrerem um território admirável pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha.
Ao longo do percurso, que terá partida e chegada em Monção, várias coletividades locais, com orgulho e brio na identidade cultural monçanense, vão incentivar os participantes com o toque animado das concertinas, a batida sincronizada dos bombos e vozes afinadas e encorajadoras.
Juntamente com o Monção e Melgaço Granfondo, realiza-se uma caminhada, aberta aos acompanhantes dos ciclistas e demais público interessado, de 5 quilómetros que irá percorrer o centro histórico da vila raiana e espaços envolventes (muralhas, passadiços, ecopista do rio Minho, etc).
Também no dia 14 de setembro, sábado, os mais novos poderão participar numa atividade de ciclismo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.