Logo
Desporto

Monção e Melgaço Granfondo em território espanhol

6 Setembro, 2024 | 10:39
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O berço das castas de vinho branco, o notável Alvarinho, recebe no dia 15 de setembro, domingo, mais uma edição de uma das provas de ciclismo mais relevantes do calendário nacional, o Monção e Melgaço Granfondo.

Nesta edição, a prova desportiva, que junta mais de um milhar de ciclistas amadores e profissionais, entra em território espanhol pela freguesia de Cristóval, percorrendo a margem direita do rio Minho, até à ponte internacional que liga Melgaço e Arbo.

Com organização da Bikeservice, as três distâncias previstas são:

Minifondo (76 km); Mediofondo (96 km) e Granfondo (124 km).

As provas vão desafiar os participantes a percorrerem um território admirável pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha.

Ao longo do percurso, que terá partida e chegada em Monção, várias coletividades locais, com orgulho e brio na identidade cultural monçanense, vão incentivar os participantes com o toque animado das concertinas, a batida sincronizada dos bombos e vozes afinadas e encorajadoras.

Juntamente com o Monção e Melgaço Granfondo, realiza-se uma caminhada, aberta aos acompanhantes dos ciclistas e demais público interessado, de 5 quilómetros que irá percorrer o centro histórico da vila raiana e espaços envolventes (muralhas, passadiços, ecopista do rio Minho, etc).

Também no dia 14 de setembro, sábado, os mais novos poderão participar numa atividade de ciclismo.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 25 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe a 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” com homenagem a campeões mundiais e europeus

A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.

Música 25 Janeiro, 2026

Feira do Fumeiro de Ponte da Barca regressa em fevereiro com Rosinha e Siga a Farra

Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.

Regional 25 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima

O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.

Desporto 25 Janeiro, 2026

Olímpico Vianense em destaque no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.

Regional 25 Janeiro, 2026

Valença debate o Futuro da Mobilidade Urbana

Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.

Música 25 Janeiro, 2026

Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria participa em videoclipe

O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.

Regional 25 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 201 mil euros na recuperação de igrejas históricas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.