O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribuiu a bandeira verde ao Município de Monção, como Município Familiarmente Responsável 2022.
O Município de Monção voltou a ser distinguido com a bandeira verde para “políticas amigas da família” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), criado, em 2008, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN).
Trata-se do terceiro ano consecutivo em que o município de Monção é distinguido pela sua ação junto das famílias, tendo sido, em 2020, o primeiro município da região do Alto Minho a receber o reconhecimento público daquele organismo devido ao investimento na construção de uma política integrada de apoio à família e à promoção de um conjunto de medidas e boas praticas em matéria de política familiar.
Nesta 14ª edição, foram reconhecidos concelhos do território nacional que, de acordo com o OAFR, promovem políticas de família globais, integradas e transversais, capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade.
O autarca monçanense, António Barbosa, refere que este prémio resulta da estratégia do município na defesa e valorização da família, enchendo de orgulho todos os monçanenses. Um trabalho, assinala, feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil. Acrescenta, ainda que “o objetivo é criar condições para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida a todas as famílias naturais de Monção e aquelas que escolheram a nossa terra para residir e investir. Esta distinção, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é um indicador preciso que estamos no caminho certo”.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis tem como principais objetivos “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar”.
A cerimónia de reconhecimento e distinção das autarquias premiadas terá lugar no dia 26 de janeiro, em Coimbra.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.
Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O emblemático traje vianense foi recentemente protagonista de uma sessão fotográfica realizada por alunos do curso de fotografia da DTK – Escola de Artes em Bærum, Noruega, numa ação que pretendeu divulgar e valorizar a cultura tradicional portuguesa no exterior. A sessão decorreu em frente ao Palácio Real, no coração de Oslo, atraindo a atenção de centenas de noruegueses e turistas.
O projeto Viana STARTS, apoiado pela Iniciativa Urbana Europeia, está a expandir o seu impacto para além de Viana do Castelo, replicando soluções inovadoras em três cidades parceiras na Europa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, um voto de louvor que distingue o sucesso das Festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia, do Festival de Folclore Internacional – Alto Minho e do Mercado dos Descobrimentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um concurso público para a requalificação da avenida central da urbanização da Amorosa, na freguesia de Chafé. A empreitada tem um valor base de 2,4 milhões de euros, mais IVA, e um prazo de execução de 540 dias.