O filme "Monção Deixa Marca" foi distinguido como o melhor filme de turismo do Mundo. A distinção foi atribuída esta manhã, no Japan World's Tourism Film Festival, em Kyoto, premiando o filme criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, em parceria com a agência criativa MarkaBranka, na Categoria “Tourism Destination City”.
António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, marcou presença na cerimónia de atribuição dos prémios e referiu que este foi um “momento inesquecível”, representando “uma grande conquista para Monção e um motivo de orgulho para todos os monçanenses”.

O Japan International Tourism Video Festival (JWTFF), que contou, este ano, com 1286 concorrentes, faz parte do The International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), certificado pela World Tourism Organization (UNWTO) e tem como objetivo a promoção dos melhores filmes de turismo produzidos em todo o mundo.
Em abril de 2022, “Monção Deixa Marca” já tinha sido distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade, na categoria Digital – Filme para Web. E, em outubro do mesmo ano, no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, recebeu prémios em três categorias: documentário curto, hospitalidade e lugares da história.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.