O filme "Monção Deixa Marca" foi distinguido como o melhor filme de turismo do Mundo. A distinção foi atribuída esta manhã, no Japan World's Tourism Film Festival, em Kyoto, premiando o filme criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, em parceria com a agência criativa MarkaBranka, na Categoria “Tourism Destination City”.
António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, marcou presença na cerimónia de atribuição dos prémios e referiu que este foi um “momento inesquecível”, representando “uma grande conquista para Monção e um motivo de orgulho para todos os monçanenses”.

O Japan International Tourism Video Festival (JWTFF), que contou, este ano, com 1286 concorrentes, faz parte do The International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), certificado pela World Tourism Organization (UNWTO) e tem como objetivo a promoção dos melhores filmes de turismo produzidos em todo o mundo.
Em abril de 2022, “Monção Deixa Marca” já tinha sido distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade, na categoria Digital – Filme para Web. E, em outubro do mesmo ano, no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, recebeu prémios em três categorias: documentário curto, hospitalidade e lugares da história.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.