O Art`in Rio, na Zona de Lazer de Ponte do Curto, em Podame, concelho de Monção, acontece este fim de semana com três dias de atividades culturais refrescantes.
Nesta segunda edição, o “Art`in Rio” apresenta um programa preenchido com pintura, música, dança, teatro e poesia. O objetivo é associar a componente artística à envolvência natural, potenciando o território encantado do Vale do Mouro e aquela área apelativa e atrativa junto ao rio.
Entre as atividades propostas, destacam-se vários momentos musicais e performativos, ateliês artísticos para as crianças e jovens, e uma exposição de pintura interessante e diferenciadora, que apenas pode ser visualizada com os pés na água serena e refrescante do rio Mouro.
A abertura oficial do evento realiza-se esta sexta-feira ao final da tarde, pelas 19h00, seguindo-se a abertura da exposição de pintura “Art`in Rio”, “A Dança da Alma”, com Pasos Bailegalicia, e “Simplesmente Fado”, com Jorge Nande e Marlene Rodrigues.
O dia seguinte, sábado, tem início, pelas 10h30, com a abertura do “Espaço Leitura” e o ateliê de artes para crianças e jovens, coordenado por Patricia Oliveira, que terá continuidade no domingo. A tarde é preenchida com “Um Rio de Sons”, da Banda Musical Juvenil de Monção, “O Sentir do Saxofone”, com Saxofonia, e a “Arte de Rua”, com o violinista Gabriel.
A noite, que promete ser amena nas margens do rio Mouro, estará envolvida na serenidade de “O Som dos Poetas”, sessão de declamação de poesia, “Um Rio que Dança”, com Sismaterz Dance Studio, “O Calor do Chá das Cinco”, peça de teatro da Filarmónica Milagrense, e “Aquele Rock”, com Bernardo Antunes.
Com o encerramento previsto para as 19h00, a manhã de domingo será passada com os pés na água, para visualização da exposição de pintura, no ateliê de arte para as crianças e jovens e no “Espaço Leitura”. No período de tarde, o programa apresenta “Mouro Jamp”, com Jamp School, e “Amar & Dar”, com Dario Rocha e Marlene Rodrigues.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.