O Art`in Rio, na Zona de Lazer de Ponte do Curto, em Podame, concelho de Monção, acontece este fim de semana com três dias de atividades culturais refrescantes.
Nesta segunda edição, o “Art`in Rio” apresenta um programa preenchido com pintura, música, dança, teatro e poesia. O objetivo é associar a componente artística à envolvência natural, potenciando o território encantado do Vale do Mouro e aquela área apelativa e atrativa junto ao rio.
Entre as atividades propostas, destacam-se vários momentos musicais e performativos, ateliês artísticos para as crianças e jovens, e uma exposição de pintura interessante e diferenciadora, que apenas pode ser visualizada com os pés na água serena e refrescante do rio Mouro.
A abertura oficial do evento realiza-se esta sexta-feira ao final da tarde, pelas 19h00, seguindo-se a abertura da exposição de pintura “Art`in Rio”, “A Dança da Alma”, com Pasos Bailegalicia, e “Simplesmente Fado”, com Jorge Nande e Marlene Rodrigues.
O dia seguinte, sábado, tem início, pelas 10h30, com a abertura do “Espaço Leitura” e o ateliê de artes para crianças e jovens, coordenado por Patricia Oliveira, que terá continuidade no domingo. A tarde é preenchida com “Um Rio de Sons”, da Banda Musical Juvenil de Monção, “O Sentir do Saxofone”, com Saxofonia, e a “Arte de Rua”, com o violinista Gabriel.
A noite, que promete ser amena nas margens do rio Mouro, estará envolvida na serenidade de “O Som dos Poetas”, sessão de declamação de poesia, “Um Rio que Dança”, com Sismaterz Dance Studio, “O Calor do Chá das Cinco”, peça de teatro da Filarmónica Milagrense, e “Aquele Rock”, com Bernardo Antunes.
Com o encerramento previsto para as 19h00, a manhã de domingo será passada com os pés na água, para visualização da exposição de pintura, no ateliê de arte para as crianças e jovens e no “Espaço Leitura”. No período de tarde, o programa apresenta “Mouro Jamp”, com Jamp School, e “Amar & Dar”, com Dario Rocha e Marlene Rodrigues.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.