O Art`in Rio, na Zona de Lazer de Ponte do Curto, em Podame, concelho de Monção, acontece este fim de semana com três dias de atividades culturais refrescantes.
Nesta segunda edição, o “Art`in Rio” apresenta um programa preenchido com pintura, música, dança, teatro e poesia. O objetivo é associar a componente artística à envolvência natural, potenciando o território encantado do Vale do Mouro e aquela área apelativa e atrativa junto ao rio.
Entre as atividades propostas, destacam-se vários momentos musicais e performativos, ateliês artísticos para as crianças e jovens, e uma exposição de pintura interessante e diferenciadora, que apenas pode ser visualizada com os pés na água serena e refrescante do rio Mouro.
A abertura oficial do evento realiza-se esta sexta-feira ao final da tarde, pelas 19h00, seguindo-se a abertura da exposição de pintura “Art`in Rio”, “A Dança da Alma”, com Pasos Bailegalicia, e “Simplesmente Fado”, com Jorge Nande e Marlene Rodrigues.
O dia seguinte, sábado, tem início, pelas 10h30, com a abertura do “Espaço Leitura” e o ateliê de artes para crianças e jovens, coordenado por Patricia Oliveira, que terá continuidade no domingo. A tarde é preenchida com “Um Rio de Sons”, da Banda Musical Juvenil de Monção, “O Sentir do Saxofone”, com Saxofonia, e a “Arte de Rua”, com o violinista Gabriel.
A noite, que promete ser amena nas margens do rio Mouro, estará envolvida na serenidade de “O Som dos Poetas”, sessão de declamação de poesia, “Um Rio que Dança”, com Sismaterz Dance Studio, “O Calor do Chá das Cinco”, peça de teatro da Filarmónica Milagrense, e “Aquele Rock”, com Bernardo Antunes.
Com o encerramento previsto para as 19h00, a manhã de domingo será passada com os pés na água, para visualização da exposição de pintura, no ateliê de arte para as crianças e jovens e no “Espaço Leitura”. No período de tarde, o programa apresenta “Mouro Jamp”, com Jamp School, e “Amar & Dar”, com Dario Rocha e Marlene Rodrigues.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.