O Art`in Rio, na Zona de Lazer de Ponte do Curto, em Podame, concelho de Monção, acontece este fim de semana com três dias de atividades culturais refrescantes.
Nesta segunda edição, o “Art`in Rio” apresenta um programa preenchido com pintura, música, dança, teatro e poesia. O objetivo é associar a componente artística à envolvência natural, potenciando o território encantado do Vale do Mouro e aquela área apelativa e atrativa junto ao rio.
Entre as atividades propostas, destacam-se vários momentos musicais e performativos, ateliês artísticos para as crianças e jovens, e uma exposição de pintura interessante e diferenciadora, que apenas pode ser visualizada com os pés na água serena e refrescante do rio Mouro.
A abertura oficial do evento realiza-se esta sexta-feira ao final da tarde, pelas 19h00, seguindo-se a abertura da exposição de pintura “Art`in Rio”, “A Dança da Alma”, com Pasos Bailegalicia, e “Simplesmente Fado”, com Jorge Nande e Marlene Rodrigues.
O dia seguinte, sábado, tem início, pelas 10h30, com a abertura do “Espaço Leitura” e o ateliê de artes para crianças e jovens, coordenado por Patricia Oliveira, que terá continuidade no domingo. A tarde é preenchida com “Um Rio de Sons”, da Banda Musical Juvenil de Monção, “O Sentir do Saxofone”, com Saxofonia, e a “Arte de Rua”, com o violinista Gabriel.
A noite, que promete ser amena nas margens do rio Mouro, estará envolvida na serenidade de “O Som dos Poetas”, sessão de declamação de poesia, “Um Rio que Dança”, com Sismaterz Dance Studio, “O Calor do Chá das Cinco”, peça de teatro da Filarmónica Milagrense, e “Aquele Rock”, com Bernardo Antunes.
Com o encerramento previsto para as 19h00, a manhã de domingo será passada com os pés na água, para visualização da exposição de pintura, no ateliê de arte para as crianças e jovens e no “Espaço Leitura”. No período de tarde, o programa apresenta “Mouro Jamp”, com Jamp School, e “Amar & Dar”, com Dario Rocha e Marlene Rodrigues.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.