O Município de Monção vai proporcionar uma caminhada ecológica jovem, entradas gratuitas nos equipamentos e serviços desportivos e culturais municipais e ainda promover duas iniciativas de auscultação, junto dos jovens monçanenses. As atividades enquadram-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto.
A caminhada ecológica ocorre esta sexta-feira, 11 de agosto e tem como mote o tema das Nações Unidas “Competências ecológicas para os jovens: rumo a um mundo sustentável”. A atividade acontece das 17h00 às 19h00, em colaboração com a associação “Raia”, tendo encontro marcado no Parque Desportivo das Caldas.

Já no dia seguinte, no Dia Internacional da Juventude, os jovens, até aos 30 anos, vão poder usufruir, gratuitamente, da piscina municipal, courts de ténis e sessões de cinema.
Além das atividades, está ainda a decorrer a iniciativa “Marca a tua Ideia”, enquadrada no Plano de Ação para a Juventude, tendo como principal objetivo envolver os jovens na comunidade de forma democrática, consciente, informada e responsável. O formulário, disponível aqui, destina-se a jovens entre os 12 e os 30 anos que tenham ideias sobre atividades ou projetos para a juventude.
Paralelamente, o Município de Monção está a implementar um novo serviço de atendimento “conversar.com” para os jovens, com a mesma faixa etária, podendo estes escolher um elemento do executivo municipal com o qual desejem conversar. A conversa pode ser agendada, aqui.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.