O Município de Monção vai proporcionar uma caminhada ecológica jovem, entradas gratuitas nos equipamentos e serviços desportivos e culturais municipais e ainda promover duas iniciativas de auscultação, junto dos jovens monçanenses. As atividades enquadram-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto.
A caminhada ecológica ocorre esta sexta-feira, 11 de agosto e tem como mote o tema das Nações Unidas “Competências ecológicas para os jovens: rumo a um mundo sustentável”. A atividade acontece das 17h00 às 19h00, em colaboração com a associação “Raia”, tendo encontro marcado no Parque Desportivo das Caldas.
Já no dia seguinte, no Dia Internacional da Juventude, os jovens, até aos 30 anos, vão poder usufruir, gratuitamente, da piscina municipal, courts de ténis e sessões de cinema.
Além das atividades, está ainda a decorrer a iniciativa “Marca a tua Ideia”, enquadrada no Plano de Ação para a Juventude, tendo como principal objetivo envolver os jovens na comunidade de forma democrática, consciente, informada e responsável. O formulário, disponível aqui, destina-se a jovens entre os 12 e os 30 anos que tenham ideias sobre atividades ou projetos para a juventude.
Paralelamente, o Município de Monção está a implementar um novo serviço de atendimento “conversar.com” para os jovens, com a mesma faixa etária, podendo estes escolher um elemento do executivo municipal com o qual desejem conversar. A conversa pode ser agendada, aqui.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.