O Município de Monção vai proporcionar uma caminhada ecológica jovem, entradas gratuitas nos equipamentos e serviços desportivos e culturais municipais e ainda promover duas iniciativas de auscultação, junto dos jovens monçanenses. As atividades enquadram-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto.
A caminhada ecológica ocorre esta sexta-feira, 11 de agosto e tem como mote o tema das Nações Unidas “Competências ecológicas para os jovens: rumo a um mundo sustentável”. A atividade acontece das 17h00 às 19h00, em colaboração com a associação “Raia”, tendo encontro marcado no Parque Desportivo das Caldas.

Já no dia seguinte, no Dia Internacional da Juventude, os jovens, até aos 30 anos, vão poder usufruir, gratuitamente, da piscina municipal, courts de ténis e sessões de cinema.
Além das atividades, está ainda a decorrer a iniciativa “Marca a tua Ideia”, enquadrada no Plano de Ação para a Juventude, tendo como principal objetivo envolver os jovens na comunidade de forma democrática, consciente, informada e responsável. O formulário, disponível aqui, destina-se a jovens entre os 12 e os 30 anos que tenham ideias sobre atividades ou projetos para a juventude.
Paralelamente, o Município de Monção está a implementar um novo serviço de atendimento “conversar.com” para os jovens, com a mesma faixa etária, podendo estes escolher um elemento do executivo municipal com o qual desejem conversar. A conversa pode ser agendada, aqui.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.