Proclamado no dia 5 de dezembro de 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntariado é celebrado esta quinta-feira, em todo o mundo, tendo como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário.
O Município de Monção assinala a data com a realização de uma Ação de Formação Inicial em Voluntariado, denominada Pista Mágica, bem como a leitura de um conto sobre voluntariado nas turmas do 2º ano de escolaridade.
O Banco Local de Voluntariado de Monção agradece a dedicação e a disponibilidade de todos os voluntários nos diversos programas em desenvolvimento.
O Banco Local de Voluntariado de Monção, em exercício desde 2010, tem como missão a promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras. Até ao momento, já passaram pelo BLVM cerca de três centenas de voluntários de várias idades.
Presentemente, o Banco Local de Voluntariado de Monção tem vários programas abertos à comunidade, encontrando-se disponível para receber mais voluntários, de forma a responder às necessidades das instituições sociais, culturais e escolares.
Os programas denominam-se Banco da Mãe e do Bebé (atendimento/gestão/entrega do material recolhido); Cuida + (acompanhamento biopsicossocial); Crescer + (apoio à infância); e Cultura + (apoio aos eventos culturais).
Também o programa Anima (atividades de animação e acompanhamento); Música para os Pequeninos (educação musical nos jardins-de-infância); Raiz Quadrada (apoio ao estudo a alunos com dificuldades) e Campanhas de Sensibilização/Peditórios e Campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome (apoio comunitário).
Refira-se que o programa de voluntariado “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo 2023/2024, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.