Proclamado no dia 5 de dezembro de 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntariado é celebrado esta quinta-feira, em todo o mundo, tendo como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário.
O Município de Monção assinala a data com a realização de uma Ação de Formação Inicial em Voluntariado, denominada Pista Mágica, bem como a leitura de um conto sobre voluntariado nas turmas do 2º ano de escolaridade.
O Banco Local de Voluntariado de Monção agradece a dedicação e a disponibilidade de todos os voluntários nos diversos programas em desenvolvimento.
O Banco Local de Voluntariado de Monção, em exercício desde 2010, tem como missão a promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras. Até ao momento, já passaram pelo BLVM cerca de três centenas de voluntários de várias idades.
Presentemente, o Banco Local de Voluntariado de Monção tem vários programas abertos à comunidade, encontrando-se disponível para receber mais voluntários, de forma a responder às necessidades das instituições sociais, culturais e escolares.
Os programas denominam-se Banco da Mãe e do Bebé (atendimento/gestão/entrega do material recolhido); Cuida + (acompanhamento biopsicossocial); Crescer + (apoio à infância); e Cultura + (apoio aos eventos culturais).
Também o programa Anima (atividades de animação e acompanhamento); Música para os Pequeninos (educação musical nos jardins-de-infância); Raiz Quadrada (apoio ao estudo a alunos com dificuldades) e Campanhas de Sensibilização/Peditórios e Campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome (apoio comunitário).
Refira-se que o programa de voluntariado “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo 2023/2024, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.