Proclamado no dia 5 de dezembro de 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntariado é celebrado esta quinta-feira, em todo o mundo, tendo como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário.
O Município de Monção assinala a data com a realização de uma Ação de Formação Inicial em Voluntariado, denominada Pista Mágica, bem como a leitura de um conto sobre voluntariado nas turmas do 2º ano de escolaridade.
O Banco Local de Voluntariado de Monção agradece a dedicação e a disponibilidade de todos os voluntários nos diversos programas em desenvolvimento.
O Banco Local de Voluntariado de Monção, em exercício desde 2010, tem como missão a promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras. Até ao momento, já passaram pelo BLVM cerca de três centenas de voluntários de várias idades.
Presentemente, o Banco Local de Voluntariado de Monção tem vários programas abertos à comunidade, encontrando-se disponível para receber mais voluntários, de forma a responder às necessidades das instituições sociais, culturais e escolares.
Os programas denominam-se Banco da Mãe e do Bebé (atendimento/gestão/entrega do material recolhido); Cuida + (acompanhamento biopsicossocial); Crescer + (apoio à infância); e Cultura + (apoio aos eventos culturais).
Também o programa Anima (atividades de animação e acompanhamento); Música para os Pequeninos (educação musical nos jardins-de-infância); Raiz Quadrada (apoio ao estudo a alunos com dificuldades) e Campanhas de Sensibilização/Peditórios e Campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome (apoio comunitário).
Refira-se que o programa de voluntariado “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo 2023/2024, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.