O Município de Monção evoca a passagem do 49º Aniversário da “Revolução dos Cravos” com a realização de uma cerimónia solene alusiva à data, bem como manifestações culturais e artísticas que visam perpetuar a importância do 25 de Abril na memória de todos.
Com caráter simbólico, o programa tem como objetivo o fortalecimento da democracia, liberdade e tolerância, o reforço destes valores, em tempos de crise económica e social, e a transmissão do seu significado às gerações atuais e futuras.
Iniciando-se às 10h30 com saudação da Banda Musical de Monção e cerimónia do hastear da bandeira com a presença da guarda de honra da AHBVM, no Edifício do Loreto, o programa comemorativo prossegue, pelas 11h00, com a realização de sessão solene, no Cine Teatro João Verde.
No período da tarde, pelas 15h00, tem lugar a inauguração do mural “Deus o Deu – Deus o Há Dado”, da autoria do artista monçanense, Tó Lira, na Rua 5 de Outubro. Uma hora mais tarde, pelas 16h00, decorrerá um concerto de homenagem a Zeca Afonso.
Com entrada gratuita, o quinteto liderado por Dario Rocha e Marlene Rodrigues evocará a voz e musicalidade de Zeca Afonso, através da apresentação do projeto musical “De Não Saber O Que Me Espera”. O espetáculo está integrado no 10º aniversário da reabertura do Cine Teatro João Verde.

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.