A Avenida D. Afonso III, em Monção, já reabriu ao público. De acordo com o Município, os trabalhos de requalificação visaram aumentar a mobilidade pedonal e a sustentabilidade ambiental, alargando a capacidade de estacionamento às portas do centro histórico.
Dando continuidade ao projeto de requalificação global da envolvente da antiga estação da CP, os trabalhos, no montante de cerca de 1.1 milhões de euros, contemplaram a requalificação integral da Avenida D. Afonso III, bem como a criação de parque de estacionamento, rotunda rodoviária e ligação entre a referida avenida e a Rua D. Afonso Henriques.
“O arranjo na Avenida D. Afonso III transformou, por completo, aquela zona nobre da vila, valorizando a mobilidade pedonal e a sustentabilidade ambiental. Com passeios generosos para os peões, em ambos os lados, servidos por bancos para descanso, mantem-se a circulação automóvel nos dois sentidos. Ao todo, foram plantadas cerca de 70 árvores de várias espécies”, destacou o Município de Monção em nota.
“No seu conjunto, envolvendo a Avenida D. Afonso III, a Rua D. Afonso Henriques e o novo parque de estacionamento, foram criados cerca de cem lugares de estacionamento, cinco para pessoas com mobilidade reduzida, aumentando a capacidade de aparcamento às portas do centro histórico”, completou.

O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.