A Avenida D. Afonso III, em Monção, já reabriu ao público. De acordo com o Município, os trabalhos de requalificação visaram aumentar a mobilidade pedonal e a sustentabilidade ambiental, alargando a capacidade de estacionamento às portas do centro histórico.
Dando continuidade ao projeto de requalificação global da envolvente da antiga estação da CP, os trabalhos, no montante de cerca de 1.1 milhões de euros, contemplaram a requalificação integral da Avenida D. Afonso III, bem como a criação de parque de estacionamento, rotunda rodoviária e ligação entre a referida avenida e a Rua D. Afonso Henriques.
“O arranjo na Avenida D. Afonso III transformou, por completo, aquela zona nobre da vila, valorizando a mobilidade pedonal e a sustentabilidade ambiental. Com passeios generosos para os peões, em ambos os lados, servidos por bancos para descanso, mantem-se a circulação automóvel nos dois sentidos. Ao todo, foram plantadas cerca de 70 árvores de várias espécies”, destacou o Município de Monção em nota.
“No seu conjunto, envolvendo a Avenida D. Afonso III, a Rua D. Afonso Henriques e o novo parque de estacionamento, foram criados cerca de cem lugares de estacionamento, cinco para pessoas com mobilidade reduzida, aumentando a capacidade de aparcamento às portas do centro histórico”, completou.

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.