Logo
Regional

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

10 Dezembro, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

O orçamento, primeiro do mandato 2025-2029, mantém forte orientação social e aposta em áreas estratégicas como saúde, educação, habitação e regeneração urbana. Segundo a Câmara Municipal, o documento reflete compromisso com equilíbrio financeiro, investimento estratégico e apoio a famílias, associações, empresas e freguesias.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mantém-se na taxa mínima legal, com reduções por número de dependentes. A autarquia vai devolver 3% da participação variável do IRS aos munícipes, num total de 409 mil euros.

O transporte escolar continuará gratuito e as Bolsas de Estudo “João Verde” passam a 40, apoiando alunos do ensino superior. Mais de 1.800 alunos do 1.º ao 12.º ano receberão vouchers de 100 euros para material escolar.

O Programa “Monção Social” terá orçamento de 300 mil euros e manterá cinco medidas de apoio: comparticipação de medicamentos, bens de apoio, integração em creches, transporte de doentes não urgentes e recuperação de habitações degradadas.

No setor da habitação, serão concluídas obras nos bairros Imaculada Conceição e Estandarte e construídos 32 novos fogos, num investimento de 5,2 milhões de euros.

Na saúde, a Câmara continuará a requalificação do Centro de Saúde de Monção, com 3 milhões de euros. Na educação, destaque para a modernização da Escola Secundária de Monção, com orçamento superior a 5 milhões.

O relvado sintético do Parque Desportivo do Vale do Gadanha será substituído e o Complexo Desportivo de Longos Vales terá continuidade na construção. A autarquia dará início à construção de um novo pavilhão multiusos.

O Centro Criativo do Alto Minho será criado nas instalações da antiga cadeia. As poças termais do Parque das Caldas também receberão investimentos.

O desenvolvimento económico será reforçado com a Zona Empresarial do Vale do Mouro e o Minho Park Monção, em Lara, atraindo investimento e criando empregos. A requalificação das margens do rio Mouro e obras no Fosso das Muralhas e Rua das Cancelas estão previstas para 2026.

Autocarros elétricos serão adquiridos para transportes escolares e surgirão duas linhas de transporte urbano. O município mantém investimentos em água, saneamento e eficiência energética.

A rede viária municipal será requalificada, reforçando a segurança e mobilidade entre freguesias. Uniões e juntas de freguesia receberão 2 milhões de euros em transferências de capital, para maior autonomia nos investimentos locais.

O presidente da Câmara destacou que “este é o orçamento mais exigente de sempre, centrado no apoio às famílias e no desenvolvimento económico. O objetivo é reforçar a centralidade de Monção e garantir mais qualidade de vida e atração económica e turística.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.