A primeira edição do ARS Guitar Festival Monção – Festival Internacional de Guitarra Clássica - realiza-se entre os dias 15 e 18 de junho, em vários espaços de Monção. A apresentação pública teve lugar no Museu Alvarinho.
O programa engloba recitais, concertos, concursos, workshops, conferências e master classes, destacando-se a presença de reconhecidos músicos de conservatórios e universidades de música, oriundos de vários países, bem como artistas de renome internacional.
Propondo uma abordagem multidisciplinar, o ARS Guitar Festival Monção integra diferentes expressões musicais, desde o fado à música barroca, flamenca e latin jazz, numa verdadeira e entusiasmante celebração da diversidade e qualidade da guitarra clássica.
Epicentro da guitarra a nível europeu.
O diretor do festival, Alex de Sousa, refere que “o ARS Guitar Festival resultará em momentos de enorme alcance artístico e encontros frutuosos entre a tradição e a inovação, onde a guitarra clássica vai “conviver” com outros universos musicais”.
Nestes dias, adianta Alex de Sousa, Monção vai receber alguns dos nomes mais sonantes do mundo, transformando-se no epicentro da guitarra a nível europeu e afirmando-se como uma oportunidade única de aprendizagem e formação para os jovens músicos.
Festival diferenciador alarga oferta cultural.
Para António Barbosa, “a primeira edição do ARS Guitar Festival contribuirá para enriquecer e alargar a oferta cultural do município, revelando-se como mais um motivo para a promoção diferenciadora do nosso território”.
“A primeira edição vai ser um sucesso e o município estará disponível para, no futuro, apoiar e engrandecer este festival diferenciador” sublinhou António Barbosa, realçando que “os profissionais e amantes da guitarra clássica em todo o mundo estarão atentos e interessados no festival realizado em Monção”.
António Barbosa abordou, também, a componente competitiva e formativa do festival: “Em ambiente descontraído, os jovens músicos vão aprender e conviver com os melhores, vivendo uma experiência produtiva e interessante para o futuro”.
Nomes fortes da guitarra clássica.
No ARS Guitar Festival Monção, está confirmada a presença de Joaquin Clerch, guitarrista, compositor e professor principal na Robert Schumann Hochschule, em Dusseldorf, e Junior Cesar Sarracent, guitarrista cubano e docente na mesma instituição.
No festival, participa, também, o compositor italiano Simone Fontanelli, e o mestre espanhol Pablo Zapico, reconhecido pelas suas transcrições, composições e interpretações de música barroca.
Confirmação, ainda, de Francisco Gomes, professor do Conservatório de Música de Barcelos, presente na apresentação pública, e Ricardo Barceló, professor principal na Universidade do Minho. No âmbito do talento emergente, referência para Julia Trintschuk, guitarrista formada com Joaquin Clerch.
A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
Viana do Castelo destaca-se no norte do país, com 8% das propriedades a desaparecerem rapidamente do mercado. Apesar de não chegar aos números de Faro (21%) ou do Porto (10%), a cidade mostra que a procura por imóveis na região continua forte.
A partir de amanhã, terça-feira, 20 de outubro, entra em vigor a proibição da pesca do tamboril nas águas sob jurisdição portuguesa e em várias zonas internacionais, anunciou a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Município de Caminha está a reforçar o investimento na educação infantil com o lançamento da segunda edição do School4All, um projeto inovador direcionado às crianças do pré-escolar da rede pública. A iniciativa, aprovada com financiamento de 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), representa um investimento total de mais de 250 mil euros, destinado a promover o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
Os oitavos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo disputaram-se este domingo e foram palco de muita emoção, com jogos equilibrados, prolongamentos e decisões nas grandes penalidades.
Os atletas Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, e Mónica Vinagre, dos Salesianos, foram os grandes vencedores da terceira edição da Corrida da Ponte, disputada este domingo em Viana do Castelo.
O Sport Clube Vianense viu, na tarde deste domingo, dia 19 de outubro, o seu percurso na Taça de Portugal chegar ao fim, após uma derrota por 3-0 frente ao União Futebol Comércio e Indústria, em jogo da 3.ª eliminatória disputado no Campo da Bela Vista, em Setúbal.