A primeira edição do ARS Guitar Festival Monção – Festival Internacional de Guitarra Clássica - realiza-se entre os dias 15 e 18 de junho, em vários espaços de Monção. A apresentação pública teve lugar no Museu Alvarinho.
O programa engloba recitais, concertos, concursos, workshops, conferências e master classes, destacando-se a presença de reconhecidos músicos de conservatórios e universidades de música, oriundos de vários países, bem como artistas de renome internacional.
Propondo uma abordagem multidisciplinar, o ARS Guitar Festival Monção integra diferentes expressões musicais, desde o fado à música barroca, flamenca e latin jazz, numa verdadeira e entusiasmante celebração da diversidade e qualidade da guitarra clássica.
Epicentro da guitarra a nível europeu.
O diretor do festival, Alex de Sousa, refere que “o ARS Guitar Festival resultará em momentos de enorme alcance artístico e encontros frutuosos entre a tradição e a inovação, onde a guitarra clássica vai “conviver” com outros universos musicais”.
Nestes dias, adianta Alex de Sousa, Monção vai receber alguns dos nomes mais sonantes do mundo, transformando-se no epicentro da guitarra a nível europeu e afirmando-se como uma oportunidade única de aprendizagem e formação para os jovens músicos.
Festival diferenciador alarga oferta cultural.

Para António Barbosa, “a primeira edição do ARS Guitar Festival contribuirá para enriquecer e alargar a oferta cultural do município, revelando-se como mais um motivo para a promoção diferenciadora do nosso território”.
“A primeira edição vai ser um sucesso e o município estará disponível para, no futuro, apoiar e engrandecer este festival diferenciador” sublinhou António Barbosa, realçando que “os profissionais e amantes da guitarra clássica em todo o mundo estarão atentos e interessados no festival realizado em Monção”.
António Barbosa abordou, também, a componente competitiva e formativa do festival: “Em ambiente descontraído, os jovens músicos vão aprender e conviver com os melhores, vivendo uma experiência produtiva e interessante para o futuro”.
Nomes fortes da guitarra clássica.
No ARS Guitar Festival Monção, está confirmada a presença de Joaquin Clerch, guitarrista, compositor e professor principal na Robert Schumann Hochschule, em Dusseldorf, e Junior Cesar Sarracent, guitarrista cubano e docente na mesma instituição.
No festival, participa, também, o compositor italiano Simone Fontanelli, e o mestre espanhol Pablo Zapico, reconhecido pelas suas transcrições, composições e interpretações de música barroca.
Confirmação, ainda, de Francisco Gomes, professor do Conservatório de Música de Barcelos, presente na apresentação pública, e Ricardo Barceló, professor principal na Universidade do Minho. No âmbito do talento emergente, referência para Julia Trintschuk, guitarrista formada com Joaquin Clerch.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.