O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo é divulgar este prato singular com tradição no concelho e dinamizar o setor hoteleiro em época baixa.
Neste fim de semana, 14 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O ponto alto do programa será a realização do XLVI Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967.
Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, o Rali à Lampreia engloba, mais uma vez, uma prova noturna no sábado. À semelhança dos últimos anos, com assinalável sucesso, os motores vão “aquecer” mais cedo.
Nessa noite e no almoço de domingo, os restaurantes participantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.
A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia garante prioridade à proteção dos condutores e do público, procedendo, nesse sentido, à instalação de jerseys de segurança e três bancadas ao longo do percurso.
Além do Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou, neste fim de semana, um conjunto variado de atividades direcionadas para levar a Monção o maior número de visitantes. Neste capítulo, destaca-se, no sábado, o VI Encontro de Clássicos da Lampreia, com início do passeio às 10h00, e o VIII Rali Gastronómico, entre as 15h00 e as 20h00.
Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o passeio de clássicos compreende visitas a locais históricos de Monção e dos concelhos vizinhos. Trata-se de uma oportunidade única para juntar a beleza da paisagem a um património de eleição e uma gastronomia com tradição.
O VIII Rali Gastronómico consiste num circuito por 5 bares aderentes à iniciativa, onde cada um deles apresenta um acepipe de lampreia, confecionado pelos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da EPRAMI, polo de Monção. O percurso pelos bares é acompanhado pela charanga “Bando das Gaitas”.
O kit (copo, porta-copos e passaporte) tem um custo de 3,50 €, sendo adquirido na Loja Interativa de Turismo. Em cada consumo, o participante valida o passaporte. No final, quem concluir o percurso com 5 carimbos, recebe de oferta o jogo de tabuleiro “Monção e o Dragão”.

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.