O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo é divulgar este prato singular com tradição no concelho e dinamizar o setor hoteleiro em época baixa.
Neste fim de semana, 14 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O ponto alto do programa será a realização do XLVI Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967.
Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, o Rali à Lampreia engloba, mais uma vez, uma prova noturna no sábado. À semelhança dos últimos anos, com assinalável sucesso, os motores vão “aquecer” mais cedo.
Nessa noite e no almoço de domingo, os restaurantes participantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.
A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia garante prioridade à proteção dos condutores e do público, procedendo, nesse sentido, à instalação de jerseys de segurança e três bancadas ao longo do percurso.
Além do Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou, neste fim de semana, um conjunto variado de atividades direcionadas para levar a Monção o maior número de visitantes. Neste capítulo, destaca-se, no sábado, o VI Encontro de Clássicos da Lampreia, com início do passeio às 10h00, e o VIII Rali Gastronómico, entre as 15h00 e as 20h00.
Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o passeio de clássicos compreende visitas a locais históricos de Monção e dos concelhos vizinhos. Trata-se de uma oportunidade única para juntar a beleza da paisagem a um património de eleição e uma gastronomia com tradição.
O VIII Rali Gastronómico consiste num circuito por 5 bares aderentes à iniciativa, onde cada um deles apresenta um acepipe de lampreia, confecionado pelos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da EPRAMI, polo de Monção. O percurso pelos bares é acompanhado pela charanga “Bando das Gaitas”.
O kit (copo, porta-copos e passaporte) tem um custo de 3,50 €, sendo adquirido na Loja Interativa de Turismo. Em cada consumo, o participante valida o passaporte. No final, quem concluir o percurso com 5 carimbos, recebe de oferta o jogo de tabuleiro “Monção e o Dragão”.

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.