O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo é divulgar este prato singular com tradição no concelho e dinamizar o setor hoteleiro em época baixa.
Neste fim de semana, 14 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O ponto alto do programa será a realização do XLVI Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967.
Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, o Rali à Lampreia engloba, mais uma vez, uma prova noturna no sábado. À semelhança dos últimos anos, com assinalável sucesso, os motores vão “aquecer” mais cedo.
Nessa noite e no almoço de domingo, os restaurantes participantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.
A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia garante prioridade à proteção dos condutores e do público, procedendo, nesse sentido, à instalação de jerseys de segurança e três bancadas ao longo do percurso.
Além do Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou, neste fim de semana, um conjunto variado de atividades direcionadas para levar a Monção o maior número de visitantes. Neste capítulo, destaca-se, no sábado, o VI Encontro de Clássicos da Lampreia, com início do passeio às 10h00, e o VIII Rali Gastronómico, entre as 15h00 e as 20h00.
Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o passeio de clássicos compreende visitas a locais históricos de Monção e dos concelhos vizinhos. Trata-se de uma oportunidade única para juntar a beleza da paisagem a um património de eleição e uma gastronomia com tradição.
O VIII Rali Gastronómico consiste num circuito por 5 bares aderentes à iniciativa, onde cada um deles apresenta um acepipe de lampreia, confecionado pelos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da EPRAMI, polo de Monção. O percurso pelos bares é acompanhado pela charanga “Bando das Gaitas”.
O kit (copo, porta-copos e passaporte) tem um custo de 3,50 €, sendo adquirido na Loja Interativa de Turismo. Em cada consumo, o participante valida o passaporte. No final, quem concluir o percurso com 5 carimbos, recebe de oferta o jogo de tabuleiro “Monção e o Dragão”.

O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.