A festa do futebol jovem decorre em dois fins de semana, 19 a 22 e 26 a 29 de junho, com a participação de mais de 3500 jovens de 78 clubes de Portugal, Espanha, França, Itália e Inglaterra, entres estes, Juventus, Paris Saint-Germain, Liverpool, Celta de Vigo, Benfica e Porto. As partidas decorrem em Monção e nas localidades galegas vizinhas de Salvaterra de Miño e As Neves.
Numa estratégia municipal de valorização e promoção da atividade desportiva, o “Portugal Undercup Monção”, torneio de futebol jovem, realiza-se em dois fins de semana, 19 a 22 e 26 a 29 de junho, juntando, nesta terceira edição, mais de 3500 jovens, desde sub-10 a sub-15, de clubes com prestígio nacional e internacional.
Num total de 78 clubes, com 164 equipas de Portugal, Espanha, França, Itália e Inglaterra, as competições decorrem entre os escalões de Sub-10 e Sub-15, contando com emblemas prestigiados como Juventus, Paris Saint-Germain, Liverpool, Celta de Vigo, Benfica e Porto.
No primeiro fim de semana, decorrem as partidas referentes aos quatro primeiros escalões (Sub-10 a Sub-13). No segundo, os dois restantes escalões, Sub-14 e Sub-15, com a participação, pela primeira vez, de um grupo com seis equipas femininas, nas Sub-15. As cerimónias de abertura, com receção das equipas presentes, realiza-se nos dias 20 e 26, pelas 21h30, na Praça Deu-la-Deu.
Nesta festa do futebol jovem, a bola vai rolar em quatros espaços desportivos do concelho de Monção (Estádio Manuel Lima, Parque Desportivo Municipal das Caldas, Campo Sintético do Areal, em Messegães, e Parque Desportivo do Vale do Gadanha, em Moreira), bem como em três recintos das localidades galegas de Salvaterra de Miño e As Neves.
Com muito talento à solta, envolto na magia do passe, drible e remate, perspetivam-se partidas de futebol emocionantes, onde não faltará competição, energia, paixão e fairplay. E golos, muitos golos, de vários ângulos, numa competição saudável com vantagens ao nível da formação desportiva e intercâmbio cultural.
Grande acontecimento promocional e desportivo
Agradado com o “salto” da competição, que apresenta um número record de equipas, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, sublinha a dimensão do evento e as implicações positivas em termos de capacitação e fortalecimento da atividade desportiva no concelho.
“Estou convicto que o Portugal Undercup Monção 2025 será um grande acontecimento desportivo e promocional do nosso território que, consequentemente, contribuirá para uma autêntica festa do futebol jovem e para a dinamização da economia local”, referiu António Barbosa, Presidente da Câmara de Monção.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.