O Município de Monção já abriu candidaturas para o envio de propostas, individualmente ou em coautoria, para a criação da próxima "Coca de Monção". As candidaturas encerram no dia 22 de março e as melhores propostas serão premiadas.
Segundo a autarquia, este concurso é um “desafio à liberdade criativa, ao arrojo e à inovação artística” e uma “busca por novas formas de interpretação, imaginação e perspetiva diferenciadora da figura do lendário Dragão de Monção”.
Individualmente ou em coautoria, as propostas devem ser submetidas até às 17h00 do dia 22 de março de 2024, através do email cocademoncao@cm-moncao.pt, sendo os principais requisitos a originalidade e a criatividade.
A 1 de junho terá lugar a inauguração da exposição dos trabalhos selecionados e serão entregues os respetivos prémios para as propostas vencedoras. O primeiro prémio é de 1250 euros; o segundo de 750 euros e o terceiro de 500 euros. De acordo com o Município, caso se justifique o júri poderá ainda atribuir menções honrosas.
As normas de participação podem ser consultadas, aqui.
Conheça aqui a lenda da Coca de Monção:
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
O Partido Socialista de Monção confirmou a eleição de dois vereadores, Sandra Caldas e David Domingues, na sequência das eleições realizadas no passado dia 26 de outubro, na freguesia de Lara.
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.