Nos dias 5, 6 e 7 de abril, para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos Abertos, diversos moinhos do concelho de Viana do Castelo vão estar disponíveis para visita gratuita do público.
Assim, estarão de portas abertas, em horários distintos, o Moinho de Vento de Marinheiro (Carreço), o Moinho de Vento de Cima (Carreço), o Moinho de Vento de Petisco (Carreço), o Moinho de Água de Espantar (São Lourenço da Montaria), a Azenha d’Almerinda (Alvarães), Azenha do Maral (Outeiro), Moinho de Água do Inácio (Vila de Punhe) e o Moinho de Maré das Azenhas de D. Prior (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA).
No Moinho de Água do Inácio, a visita gratuita ao interior e ao espaço exterior do Moinho conta com possibilidade de degustação de broa com mel. Neste espaço, o horário de visitas está definido para 5 de abril, sábado, das 14h00 às 17h00; domingo, 6 de abril, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00; e, segunda-feira, 7 de abril, Dia Nacional dos Moinhos, das 14h00 às 17h00.
No CMIA, o Moinho de Maré – Azenha de D. Prior é conhecido localmente por Azenhas de D. Prior e é hoje um testemunho singular do aproveitamento da energia das marés para a atividade moageira, em funcionamento provavelmente até aos anos 30 do século XX.
Referências escritas atestam a existência, em 1809, deste moinho de maré, que chegou a laborar com 8 pares de mós para moer vários tipos de cereais e também enxofre. É o “único exemplo conhecido em Portugal da existência de uma serração hidráulica associada a um moinho de maré” (Silveira, 2022) e “o caso até agora único da aplicação de turbinas hidráulicas à moagem num moinho de maré” (Custódio, 1989).
As Azenhas de D. Prior configuram um testemunho único do património histórico-cultural de Viana do Castelo, porquanto refletem uma memória da sapiente exploração do ritmo das marés para a atividade produtiva da moagem e tanoaria.
A Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, organiza a iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala, anualmente, a 7 de abril.
O Dia dos Moinhos Abertos pretende fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país. Esta é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o único objetivo de chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.
A iniciativa pretende motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Desde 2008 que o Município de Viana do Castelo integra a Rede Portuguesa de Moinhos.
A cidade de Viana do Castelo recebe esta noite um dos nomes mais marcantes da música portuguesa. Luís Represas sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, às 21h30, para um concerto muito aguardado inserido no Festival Viana Bate Forte.
O tempo promete colaborar com quem planeia aproveitar o fim de semana ao ar livre na região de Viana do Castelo. Segundo as previsões meteorológicas, o fim de semana será marcado por alguma nebulosidade, mas com momentos de sol, sobretudo no domingo.
A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).