Nos dias 5, 6 e 7 de abril, para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos Abertos, diversos moinhos do concelho de Viana do Castelo vão estar disponíveis para visita gratuita do público.
Assim, estarão de portas abertas, em horários distintos, o Moinho de Vento de Marinheiro (Carreço), o Moinho de Vento de Cima (Carreço), o Moinho de Vento de Petisco (Carreço), o Moinho de Água de Espantar (São Lourenço da Montaria), a Azenha d’Almerinda (Alvarães), Azenha do Maral (Outeiro), Moinho de Água do Inácio (Vila de Punhe) e o Moinho de Maré das Azenhas de D. Prior (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA).
No Moinho de Água do Inácio, a visita gratuita ao interior e ao espaço exterior do Moinho conta com possibilidade de degustação de broa com mel. Neste espaço, o horário de visitas está definido para 5 de abril, sábado, das 14h00 às 17h00; domingo, 6 de abril, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00; e, segunda-feira, 7 de abril, Dia Nacional dos Moinhos, das 14h00 às 17h00.
No CMIA, o Moinho de Maré – Azenha de D. Prior é conhecido localmente por Azenhas de D. Prior e é hoje um testemunho singular do aproveitamento da energia das marés para a atividade moageira, em funcionamento provavelmente até aos anos 30 do século XX.
Referências escritas atestam a existência, em 1809, deste moinho de maré, que chegou a laborar com 8 pares de mós para moer vários tipos de cereais e também enxofre. É o “único exemplo conhecido em Portugal da existência de uma serração hidráulica associada a um moinho de maré” (Silveira, 2022) e “o caso até agora único da aplicação de turbinas hidráulicas à moagem num moinho de maré” (Custódio, 1989).
As Azenhas de D. Prior configuram um testemunho único do património histórico-cultural de Viana do Castelo, porquanto refletem uma memória da sapiente exploração do ritmo das marés para a atividade produtiva da moagem e tanoaria.
A Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, organiza a iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala, anualmente, a 7 de abril.
O Dia dos Moinhos Abertos pretende fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país. Esta é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o único objetivo de chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.
A iniciativa pretende motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Desde 2008 que o Município de Viana do Castelo integra a Rede Portuguesa de Moinhos.
O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1 200 trabalhadores.
Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
Para apoiar estudantes com maiores dificuldades económicas, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça o seu conjunto de bolsas e apoios. Com candidaturas abertas até 30 de maio, os alunos do IPVC podem concorrer à Bolsa de Apoio à Aquisição de Material Pedagógico, integrada no projeto Com.Sigo+, cofinanciado pelo PRR.
A Câmara de Monção vai comprar, por mais de dois milhões de euros, cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento, numa iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com as férias escolares da Páscoa a aproximarem-se, o Aquamuseu do Rio Minho apresenta uns dias marcados por atividades lúdico-pedagógica. De 14 a 17 de abril, no período da tarde, a sugestão aborda a temática "O Revestimento dos Animais", sendo dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. Inscrições já estão a decorrer.
No âmbito do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da 3.ª Série, realizou-se, na segunda-feira, 31 de março, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia do corte da primeira peça, que marca o início da construção do primeiro navio.
O Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, vai fechar, após 14 anos de portas abertas no Centro histórico da capital do Alto Minho, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Ricardo Camelo, proprietário do bar localizado na Praça da Erva, confirmou esta informação à Viana TV.