Nos dias 5, 6 e 7 de abril, para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos Abertos, diversos moinhos do concelho de Viana do Castelo vão estar disponíveis para visita gratuita do público.
Assim, estarão de portas abertas, em horários distintos, o Moinho de Vento de Marinheiro (Carreço), o Moinho de Vento de Cima (Carreço), o Moinho de Vento de Petisco (Carreço), o Moinho de Água de Espantar (São Lourenço da Montaria), a Azenha d’Almerinda (Alvarães), Azenha do Maral (Outeiro), Moinho de Água do Inácio (Vila de Punhe) e o Moinho de Maré das Azenhas de D. Prior (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA).
No Moinho de Água do Inácio, a visita gratuita ao interior e ao espaço exterior do Moinho conta com possibilidade de degustação de broa com mel. Neste espaço, o horário de visitas está definido para 5 de abril, sábado, das 14h00 às 17h00; domingo, 6 de abril, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00; e, segunda-feira, 7 de abril, Dia Nacional dos Moinhos, das 14h00 às 17h00.
No CMIA, o Moinho de Maré – Azenha de D. Prior é conhecido localmente por Azenhas de D. Prior e é hoje um testemunho singular do aproveitamento da energia das marés para a atividade moageira, em funcionamento provavelmente até aos anos 30 do século XX.
Referências escritas atestam a existência, em 1809, deste moinho de maré, que chegou a laborar com 8 pares de mós para moer vários tipos de cereais e também enxofre. É o “único exemplo conhecido em Portugal da existência de uma serração hidráulica associada a um moinho de maré” (Silveira, 2022) e “o caso até agora único da aplicação de turbinas hidráulicas à moagem num moinho de maré” (Custódio, 1989).
As Azenhas de D. Prior configuram um testemunho único do património histórico-cultural de Viana do Castelo, porquanto refletem uma memória da sapiente exploração do ritmo das marés para a atividade produtiva da moagem e tanoaria.
A Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, organiza a iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala, anualmente, a 7 de abril.
O Dia dos Moinhos Abertos pretende fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país. Esta é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o único objetivo de chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.
A iniciativa pretende motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Desde 2008 que o Município de Viana do Castelo integra a Rede Portuguesa de Moinhos.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.