Logo
Regional

Moinho do Inácio e Museu do Mel e do Caulino integram Rede Portuguesa de Turismo Industrial

7 Dezembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
5 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.

“O setor do Turismo é um fator diferenciador e criador de riqueza, pelo que temos trabalhado e investido nele com todo o cuidado e dedicação, por sabermos e reconhecermos o seu potencial”, assumiu o autarca vianense. Luís Nobre considerou mesmo que o turismo “tem afirmado Viana do Castelo em termos nacionais e internacionais”, o que justifica em pleno a aposta que o município tem feito na promoção do território.

O Vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, José Cancela Moura, assegurou que “assinar estes protocolos representa uma grande responsabilidade perante estes recursos endógenos e perante a preservação destes espaços”.

“O turismo industrial é uma nova forma de fazer turismo que vem valorizar os produtos endógenos e o saber-fazer. O Navio Gil Eannes, por exemplo, está no Top 10 nacional do turismo industrial, com cerca de 87 mil visitantes por ano”, realçou o representante da TPNP. 

“Viana do Castelo é um exemplo que deve ser replicado e que contribui decisivamente para a afirmação do Porto e Norte em todos os setores, nomeadamente no setor turístico”, distinguiu Cancela Moura.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, António Costa, explicou que o Moinho do Inácio e o Museu do Mel e do Caulino representam “produtos endógenos que se destacam no Vale do Neiva”, afirmando que os dois espaços “permitem uma ligação profunda entre o passado e o presente”, pelo que considerou “uma honra e um orgulho” integrar a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, o que vai permitir “potenciar o território em termos turísticos, económicos, culturais e sociais”.

A Estratégia Turismo 2027 enquadra a estruturação da oferta de Turismo Industrial como um novo produto turístico, capaz de reforçar a atratividade dos territórios, valorizar os produtos, os processos produtivos e o saber-fazer nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional, ao longo de todo o ano.

Nesse contexto, os protocolos de colaboração agora firmados visam confirmar o interesse e empenho das partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com o Guia de Boas Práticas desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial.

Confirmam também o empenho da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Município de Viana do Castelo em apoiar, no que for possível, o trabalho de qualificação e promoção dos serviços de Turismo Industrial. Confirmam ainda a disponibilidade dos parceiros Moinho do Inácio e Museu do Mel e do Caulino em colaborar com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Município e outros parceiros de Turismo Industrial no desenvolvimento de iniciativas que concorram para a estruturação e promoção da rede regional e nacional, sempre que tal for possível, entre outros objetivos.

Até ao ano de 2013, o Moinho do Inácio era uma valência em ruínas, em posse de um particular. Nesse ano, através de um protocolo de cedência e de uma escritura de usucapião, passou a integrar o património da Junta de Freguesia, que, através do apoio técnico prestado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentou uma candidatura ao PRODER (gerido pela ADRIL), tendo a mesma sido aprovada e permitido que este espaço tenha as características e usos atuais.

Situado na rua das Boucinhas, o antigo edifício/engenho de rodízio, conhecido por Moinho do Inácio, já funcionava em 1837. Na posse da autarquia, foi restaurado e inaugurado a 4 de outubro de 2014. Está, assim, aberto ao público, com visitas mediante marcação.

Já o Museu do Mel e do Caulino surgiu em maio de 2021, resultado de um investimento do município vianense. Estando sob a gestão da Junta de Freguesia, que cedeu o espaço, é visitável, por marcação.

Na Porta do Neiva do Geoparque de Viana do Castelo é explorado o tema “Do Mel ao Caulino”, dois produtos endógenos que se destacam no Vale do Neiva interligados entre si pelo simbolismo hexagonal. Os visitantes podem explorar o património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima e ainda conhecer o vasto património natural e cultural patente na área territorial de Viana do Castelo neste espaço expositivo que se divide em duas alas: a ala do mel onde se pode observar os vários utensílios usados pelos apicultores, conhecer os diferentes produtos extraídos da colmeia e fazer prova de mel; e a ala dedicada ao caulino, onde são apresentados testemunhos da exploração e das aplicações deste barro especial.

Em Viana do Castelo, já integravam a Rede Nacional de Turismo Industrial o navio-hospital Gil Eannes, a Rota da Cerâmica de Alvarães/Fornos Telheiros e o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior.

O Navio Hospital Gil Eannes é considerado um símbolo vivo da construção naval e do apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha, assumindo-se como o museu mais visitado da cidade. Ao longo dos seus anos enquanto navio-hospital, teve a importante missão de apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelo, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Já a história do fabrico de materiais cerâmicos na freguesia de Alvarães, que remonta ao século XVI, e os seus Fornos de Telheiros que se inserem na Rota da Cerâmica da freguesia, são também parte da rede nacional do Turismo Industrial. O percurso interpretativo tem uma extensão de 15,6 quilómetros e passa por 13 pontos de interesse industrial, cultural e ambiental, destacando-se o forno telheiro de Alvarães que foi construído na primeira metade do século XX e está classificado pelo Instituto Português de Arqueologia.

No âmbito do Programa Polis, foi possível criar um Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental a partir da recuperação do único exemplar de Moinho de Maré no concelho, conhecido como Azenhas de D. Prior. Sabe-se que este moinho foi mandado construir pelo Abade de Lobrigos, no início do século XIX, para o abastecimento de farinha à cidade. No início de XX, o comerciante Jules Deveze substituiu o mecanismo de madeira por outro de ferro, que é o que podemos ver hoje. Deixou de funcionar nos anos 30.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.

Regional 12 Dezembro, 2025

Intervenção na rede poderá cortar água a parte da Meadela na segunda-feira

Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.

Regional 12 Dezembro, 2025

Menino Jesus em chocolate é atração do Mercadinho de Natal em Freixieiro de Soutelo

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.