Logo
Regional

Moinho do Inácio e Museu do Mel e do Caulino integram Rede Portuguesa de Turismo Industrial

7 Dezembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
5 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.

“O setor do Turismo é um fator diferenciador e criador de riqueza, pelo que temos trabalhado e investido nele com todo o cuidado e dedicação, por sabermos e reconhecermos o seu potencial”, assumiu o autarca vianense. Luís Nobre considerou mesmo que o turismo “tem afirmado Viana do Castelo em termos nacionais e internacionais”, o que justifica em pleno a aposta que o município tem feito na promoção do território.

O Vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, José Cancela Moura, assegurou que “assinar estes protocolos representa uma grande responsabilidade perante estes recursos endógenos e perante a preservação destes espaços”.

“O turismo industrial é uma nova forma de fazer turismo que vem valorizar os produtos endógenos e o saber-fazer. O Navio Gil Eannes, por exemplo, está no Top 10 nacional do turismo industrial, com cerca de 87 mil visitantes por ano”, realçou o representante da TPNP. 

“Viana do Castelo é um exemplo que deve ser replicado e que contribui decisivamente para a afirmação do Porto e Norte em todos os setores, nomeadamente no setor turístico”, distinguiu Cancela Moura.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, António Costa, explicou que o Moinho do Inácio e o Museu do Mel e do Caulino representam “produtos endógenos que se destacam no Vale do Neiva”, afirmando que os dois espaços “permitem uma ligação profunda entre o passado e o presente”, pelo que considerou “uma honra e um orgulho” integrar a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, o que vai permitir “potenciar o território em termos turísticos, económicos, culturais e sociais”.

A Estratégia Turismo 2027 enquadra a estruturação da oferta de Turismo Industrial como um novo produto turístico, capaz de reforçar a atratividade dos territórios, valorizar os produtos, os processos produtivos e o saber-fazer nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional, ao longo de todo o ano.

Nesse contexto, os protocolos de colaboração agora firmados visam confirmar o interesse e empenho das partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com o Guia de Boas Práticas desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial.

Confirmam também o empenho da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Município de Viana do Castelo em apoiar, no que for possível, o trabalho de qualificação e promoção dos serviços de Turismo Industrial. Confirmam ainda a disponibilidade dos parceiros Moinho do Inácio e Museu do Mel e do Caulino em colaborar com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Município e outros parceiros de Turismo Industrial no desenvolvimento de iniciativas que concorram para a estruturação e promoção da rede regional e nacional, sempre que tal for possível, entre outros objetivos.

Até ao ano de 2013, o Moinho do Inácio era uma valência em ruínas, em posse de um particular. Nesse ano, através de um protocolo de cedência e de uma escritura de usucapião, passou a integrar o património da Junta de Freguesia, que, através do apoio técnico prestado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentou uma candidatura ao PRODER (gerido pela ADRIL), tendo a mesma sido aprovada e permitido que este espaço tenha as características e usos atuais.

Situado na rua das Boucinhas, o antigo edifício/engenho de rodízio, conhecido por Moinho do Inácio, já funcionava em 1837. Na posse da autarquia, foi restaurado e inaugurado a 4 de outubro de 2014. Está, assim, aberto ao público, com visitas mediante marcação.

Já o Museu do Mel e do Caulino surgiu em maio de 2021, resultado de um investimento do município vianense. Estando sob a gestão da Junta de Freguesia, que cedeu o espaço, é visitável, por marcação.

Na Porta do Neiva do Geoparque de Viana do Castelo é explorado o tema “Do Mel ao Caulino”, dois produtos endógenos que se destacam no Vale do Neiva interligados entre si pelo simbolismo hexagonal. Os visitantes podem explorar o património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima e ainda conhecer o vasto património natural e cultural patente na área territorial de Viana do Castelo neste espaço expositivo que se divide em duas alas: a ala do mel onde se pode observar os vários utensílios usados pelos apicultores, conhecer os diferentes produtos extraídos da colmeia e fazer prova de mel; e a ala dedicada ao caulino, onde são apresentados testemunhos da exploração e das aplicações deste barro especial.

Em Viana do Castelo, já integravam a Rede Nacional de Turismo Industrial o navio-hospital Gil Eannes, a Rota da Cerâmica de Alvarães/Fornos Telheiros e o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior.

O Navio Hospital Gil Eannes é considerado um símbolo vivo da construção naval e do apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha, assumindo-se como o museu mais visitado da cidade. Ao longo dos seus anos enquanto navio-hospital, teve a importante missão de apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelo, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Já a história do fabrico de materiais cerâmicos na freguesia de Alvarães, que remonta ao século XVI, e os seus Fornos de Telheiros que se inserem na Rota da Cerâmica da freguesia, são também parte da rede nacional do Turismo Industrial. O percurso interpretativo tem uma extensão de 15,6 quilómetros e passa por 13 pontos de interesse industrial, cultural e ambiental, destacando-se o forno telheiro de Alvarães que foi construído na primeira metade do século XX e está classificado pelo Instituto Português de Arqueologia.

No âmbito do Programa Polis, foi possível criar um Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental a partir da recuperação do único exemplar de Moinho de Maré no concelho, conhecido como Azenhas de D. Prior. Sabe-se que este moinho foi mandado construir pelo Abade de Lobrigos, no início do século XIX, para o abastecimento de farinha à cidade. No início de XX, o comerciante Jules Deveze substituiu o mecanismo de madeira por outro de ferro, que é o que podemos ver hoje. Deixou de funcionar nos anos 30.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.

Cultura 30 Janeiro, 2026

Oficinas e baile folk marcam regresso da Festa da Dança a Viana do Castelo

A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.

Regional 30 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira celebra Carnaval com desfile escolar dedicado às “Culturas pelo Mundo”

Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Música 30 Janeiro, 2026

Paredes de Coura volta a dançar com o VirA Coura

A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.

Desporto 30 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Casa do Povo de Freixo na Liga Feminina Placard

Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.

Regional 30 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa troço da Ecopista do Rio Minho intransitável

O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.

Regional 30 Janeiro, 2026

“Viana Amor & Folia” anima Viana do Castelo entre 13 e 17 de fevereiro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, entre 13 e 17 de fevereiro, a iniciativa “Viana Amor & Folia”, que alia as comemorações do Carnaval e do Dia dos Namorados, com um programa diversificado dirigido a públicos de todas as idades.