Missão Continente doou mais de 633 mil euros, em excedentes alimentares, a 32 instituições de solidariedade social e de apoio a animais do distrito de Viana do Castelo
Em 2022, a Missão Continente doou mais de 633 mil euros, em excedentes alimentares, a 32 instituições de solidariedade social e de apoio a animais do distrito de Viana do Castelo. Este apoio equivale a mais de 180 mil refeições salvas no distrito.
A Missão Continente distribuiu 29,3 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1.076 instituições de todo o país. Só em excedentes alimentares, esse apoio totalizou 26,4 milhões de euros, o equivalente a mais de 7,5 milhões de refeições salvas.
Além das doações às instituições que ajuda regularmente, a Missão Continente, que celebra o 20.º aniversário, disponibiliza bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos da MC, o que representou o reaproveitamento de 5 milhões de euros em alimentos durante 2022.
Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.
“O trabalho de reaproveitamento e redistribuição de excedentes alimentares remonta a 1994. Atualmente, todas as lojas Continente têm parceria com várias instituições de solidariedade social e de apoio a animais, e as doações decorrem diariamente, ao longo de todo o ano. Até 2022, as lojas Continente apoiaram mais de 7 mil instituições, o que equivale a um valor reaproveitado de mais de 112 milhões de euros. Há 20 anos que a Missão Continente reforça a responsabilidade, enquanto agente ativo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia.” explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.
A Missão Continente representa as iniciativas de responsabilidade social do Continente, como o Apoio à Comunidade, o Desenvolvimento Inclusivo e a Cidadania Ambiental, querendo assim contribuir para um futuro mais sustentável.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.