Logo
Regional

Ministro espera lançar obra do porto de Vila Praia de Âncora em 2027

23 Dezembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.

“O objetivo é lançar a empreitada em 2027. A estimativa de custo é superior a 20 milhões de euros”, afirmou José Manuel Fernandes no distrito de Viana do Castelo, numa visita ao porto que o anterior governo do PS previa estar concluído entre 2026 e 2030 e custar pelo menos 15 milhões de euros.

O ministro falava em declarações aos jornalistas, à comunidade piscatória e a vários autarcas, explicando que o processo deve avançar no início de 2025, com a realização do “Estudo de Impacto Ambiental (EIA), avaliação custo-benefício e projeto de execução”, orçados em 700 mil euros.

“São precisos 20 meses para isto. Mas o que pudermos, encurtamos”, observou.

Também relativamente ao concurso e execução da obra, o governante disse estar em causa um calendário que o Governo vai “tentar encurtar ao máximo”.

“Estou certo de que podemos falar com as entidades para elas acelerarem. Temos que simplificar”, referiu.

O ministro notou ainda que o programa Mar 2030 disponibiliza 8,5 milhões de euros, havendo a possibilidade de recorrer a outros fundos.

“Como os portos também protegem o litoral, o objetivo é, em colaboração com o ministério do Ambiente, usar o Programa Operacional de Sustentabilidade para financiar este porto, o de Esposende e o da Ericeira”, explicou.

Quanto ao desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora, José Manuel Fernandes esclareceu que “houve um concurso lançado onde não foi possível fazer nenhuma adjudicação”.

Assim, vai ser lançado um novo concurso, “feito por lotes para evitar os problemas que possam impedir que o concurso permita adjudicação”.

O país tem, para 2024-207, 19,3 milhões de euros para desassoreamentos, dos quais 7,4 milhões são para o Norte, acrescentou.

“Está previsto que, em abril, se possa fazer adjudicação e iniciar os trabalhos”, afirmou.

Em dezembro de 2023, a então secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, indicou que a requalificação do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora passava pela construção de um anteporto que devia estar concluído entre 2026 e 2030, custando pelo menos 15 milhões de euros.

“Esperamos lançar o concurso para a obra no fim de 2024. Dois anos será sempre o prazo mínimo para a obra, pelo que, se correr tudo bem, poderá estar concluído em 2026 ou, se correr muito mal, em 2029/2030”, indicou.

O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década.

Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Julho, 2025

Casa da Paz da Montaria já foi inaugurada

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.

Regional 1 Julho, 2025

Ponte de Lima acolhe a XXIX Feira do Livro entre 17 e 20 de julho de 2025

A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.

Regional 1 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo assina auto de consignação da obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária

Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.

Desporto 1 Julho, 2025

Rampa do Monte do Faro coroa o desporto automóvel em Valença

A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.

Regional 1 Julho, 2025

PSD em coligação com CDS concorre com José Albano à Câmara de Melgaço

José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.

Regional 30 Junho, 2025

Cerveira apresenta Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento

Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.

Regional 30 Junho, 2025

“Marginal” está de volta ao Jardim de Viana do Castelo

De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.