Logo
Nacional

Ministro da Defesa admite que Estado tem de investir nos heliportos para emergência médica

28 Julho, 2025 | 9:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O ministro da Defesa admitiu que o Estado tem de investir nos heliportos para que os meios aéreos de emergência médica possam aterrar o mais próximo possível dos hospitais.

“O problema não é do helicóptero, mas das infraestruturas nos quais o Estado tem de investir”, afirmou Nuno Melo à agência Lusa, um dia depois de ser ouvido na comissão parlamentar de Defesa sobre o auxílio que a Força Aérea está dar ao Instituto Nacional de Emergência Médica no transporte aéreo de emergência médica.

“Se um dia houver uma catástrofe maior e se tiver de transportar pessoas em maior número tem de haver infraestruturas para que os helicópteros maiores, que transportam um maior número de pessoas, possam aterrar o mais próximo possível dos hospitais e por isso o Estado, mais do que helicópteros, tem de investir nestas infraestruturas”, sublinhou.

O ministro da Defesa Nacional especificou que, dos quatro helicópteros disponíveis para a missão, o EH 101 Merlin, o maior de todos podendo transportar vários doentes, pode aterrar em seis dos 47 heliportos analisados pela Força Aérea.

Já o AW119 Koala pode aterrar em 36 e o UH60 Black Hawk em 15, dos quais oito durante 24 horas, como nos hospitais de São João (Porto), Faro, Braga e Garcia da Horta (Almada).

A Força Aérea tem ainda disponíveis outros dois aviões.

O governante frisou que a Força Aérea não substitui os meios aéreos a contratar pelo INEM para a emergência médica, mas atua “em complementaridade”, recordando que “se acontecer uma catástrofe de maior dimensão e que implique o transporte de mais doentes além de um ou dois só a Força Aérea tem os meios aéreos que garantirão levar 15 pessoas de uma vez”.

O ministro da Defesa Nacional falava à margem das comemorações do dia do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, no seu centro de Runa, no concelho de Torres Vedras.

Para o Centro de Apoio Social (CAS) das Forças Armadas de Runa, o governante anunciou um financiamento de um milhão de euros para obras na cobertura do edifício, para travar a degradação não só do telhado, mas das pinturas do teto.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.