O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai estar esta terça-feira, dia 11 de julho, pelas 16h00, em Paderne, Melgaço, para a inauguração da 1ª fase de obras de reabilitação, conservação e valorização da igreja do Convento de São Salvador de Paderne. O projeto representa um investimento superior a 1 milhão de euros.
O edifício que apresentava graves condições de conservação e com risco de perda de património, foi alvo de uma candidatura, feita pela autarquia, ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural, do Programa Operacional Norte 2020, cabendo à Direção Regional de Cultura do Norte o apoio técnico à elaboração deste projeto.
O projeto representa o investimento total de 1.053.390,50 EUR (FEDER, Norte 2020: 500.000 EUR; Financiamento público nacional – Protocolo com Estado – via DGTF, Direção Geral do Tesouro e Finanças: 553.390,50 EUR).
“Com esta intervenção pretendemos devolver a dignidade material a este Monumento Nacional, potenciando a Igreja como um recurso ativo para o desenvolvimento do concelho, mas também da Região Norte no âmbito do Turismo Cultural e Religioso”, considera o autarca de Melgaço, Manoel Batista, realçando que “conseguimos, nesta primeira fase de obra, recuperar e reabilitar todo o edifício a nível estrutural, mas temos agora, numa segunda fase, de fazer intervenções mais profundas ao nível do interior, de forma a concluir o projeto integral de conservação, restauro e requalificação de todo este património.”
O Convento de Paderne é um Monumento de valor incalculável em termos arquitetónicos, históricos e artísticos, mas também socias e de memória coletiva da comunidade.
A continuidade da intervenção no interior tem como principais desafios o respeito e a harmonização entre os princípios litúrgicos e patrimoniais, ambos de enorme importância, e que se pretendem implementar através da conclusão da valorização deste espaço.
Assim, numa segunda fase de obras, serão realizados trabalhos de conservação e restauro que restituam todo o valor artístico que existe em cada parede, escultura, azulejo, teto policromo e em cada retábulo.
A segunda fase prevê ainda ainda novos equipamentos de iluminação, implementado um novo sistema de luminária e sinalética de emergência, telecomunicações, sistema de som, novo circuito de tomadas, colocação de meios de primeira intervenção de combate a incêndio, sinalização de emergência, sistema de intrusão e de vigilância (CCTV), assim como a renovação do presbitério e do mobiliário litúrgico.
Recorde-se que o Convento de Paderne é um monumento nacional que pertenceu, originalmente, a uma Ordem feminina que, em 1225, foi substituída pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Foi esta Ordem, aliás, que quarenta anos depois, construiu a igreja românica, também conhecida como Igreja do Divino Salvador.
A Igreja possui um interessante portal românico e no seu interior destacam-se os azulejos seiscentistas numa das paredes, o retábulo de talha dourada da capela-mor e diversas imagens em madeira policroma.
A data exata de fundação da primitiva Igreja é desconhecida, porém os vestígios mais antigos conhecidos são datados do século XIII, conforme inscrição na fachada principal.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.
O atual presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Viana do Castelo, Duarte Martins, é novamente candidato à liderança daquele órgão nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de fevereiro.
O Fim de Semana Gastronómico está de regresso a Viana do Castelo entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando também o arranque da programação da Páscoa no concelho.
Viana do Castelo vai avançar com a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima, localizada a jusante da emblemática Ponte Eiffel. A proposta vencedora foi escolhida no âmbito de um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação, que contou com a participação de alguns dos mais conceituados gabinetes de engenharia nacionais e internacionais.