O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai estar esta terça-feira, dia 11 de julho, pelas 16h00, em Paderne, Melgaço, para a inauguração da 1ª fase de obras de reabilitação, conservação e valorização da igreja do Convento de São Salvador de Paderne. O projeto representa um investimento superior a 1 milhão de euros.
O edifício que apresentava graves condições de conservação e com risco de perda de património, foi alvo de uma candidatura, feita pela autarquia, ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural, do Programa Operacional Norte 2020, cabendo à Direção Regional de Cultura do Norte o apoio técnico à elaboração deste projeto.
O projeto representa o investimento total de 1.053.390,50 EUR (FEDER, Norte 2020: 500.000 EUR; Financiamento público nacional – Protocolo com Estado – via DGTF, Direção Geral do Tesouro e Finanças: 553.390,50 EUR).
“Com esta intervenção pretendemos devolver a dignidade material a este Monumento Nacional, potenciando a Igreja como um recurso ativo para o desenvolvimento do concelho, mas também da Região Norte no âmbito do Turismo Cultural e Religioso”, considera o autarca de Melgaço, Manoel Batista, realçando que “conseguimos, nesta primeira fase de obra, recuperar e reabilitar todo o edifício a nível estrutural, mas temos agora, numa segunda fase, de fazer intervenções mais profundas ao nível do interior, de forma a concluir o projeto integral de conservação, restauro e requalificação de todo este património.”
O Convento de Paderne é um Monumento de valor incalculável em termos arquitetónicos, históricos e artísticos, mas também socias e de memória coletiva da comunidade.
A continuidade da intervenção no interior tem como principais desafios o respeito e a harmonização entre os princípios litúrgicos e patrimoniais, ambos de enorme importância, e que se pretendem implementar através da conclusão da valorização deste espaço.
Assim, numa segunda fase de obras, serão realizados trabalhos de conservação e restauro que restituam todo o valor artístico que existe em cada parede, escultura, azulejo, teto policromo e em cada retábulo.
A segunda fase prevê ainda ainda novos equipamentos de iluminação, implementado um novo sistema de luminária e sinalética de emergência, telecomunicações, sistema de som, novo circuito de tomadas, colocação de meios de primeira intervenção de combate a incêndio, sinalização de emergência, sistema de intrusão e de vigilância (CCTV), assim como a renovação do presbitério e do mobiliário litúrgico.
Recorde-se que o Convento de Paderne é um monumento nacional que pertenceu, originalmente, a uma Ordem feminina que, em 1225, foi substituída pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Foi esta Ordem, aliás, que quarenta anos depois, construiu a igreja românica, também conhecida como Igreja do Divino Salvador.
A Igreja possui um interessante portal românico e no seu interior destacam-se os azulejos seiscentistas numa das paredes, o retábulo de talha dourada da capela-mor e diversas imagens em madeira policroma.
A data exata de fundação da primitiva Igreja é desconhecida, porém os vestígios mais antigos conhecidos são datados do século XIII, conforme inscrição na fachada principal.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.