O ministro da Agricultura e Pescas afirmou em Sesimbra que vai cumprir o objetivo de modernização de 70 embarcações de pesca de todo o país, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuído ao setor.
“Nós cumpriremos a meta se atingirmos a execução de 70 projetos (de modernização de embarcações de pesca) em dezembro de 2025”, disse o ministro José Manuel Fernandes numa sessão pública sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuído ao setor das pescas, que decorreu na Lota do Cerco, da Docapesca de Sesimbra, no distrito de Setúbal.
“Eu considero que nós vamos cumprir a meta e que a 31 de dezembro de 2025 atingiremos a meta de 70 embarcações que serão reformuladas, que serão intervencionadas, a nível digital, da descarbonização, da sua modernização. Essa meta será cumprida”, reforçou o governante, salientando que o investimento global é de 42 milhões de euros, sendo que metade deste montante será financiado pelo PRR.
Para José Manuel Fernandes, que se fez acompanhar pela secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, na visita a Sesimbra, a renovação da frota de pesca, que está em curso, vai aumentar a competitividade e a sustentabilidade das embarcações e melhorar as condições de segurança para os pescadores.
“Vamos ter uma frota mais moderna, mais competitiva e também mais sustentável, mais amiga do ambiente. E uma frota que possibilitará, em simultâneo, condições de segurança reforçadas para os pescadores. E a modernidade também significa melhores condições de trabalho. Portanto, este é um projeto onde as várias vertentes e os objetivos do PRR são atingidos: melhora a competitividade, melhora a coesão, melhora a sustentabilidade, melhora a nossa indústria”, disse.
“E desafia, obriga a que, por exemplo, a falta de mão de obra especializada seja uma oportunidade que as universidades podem aproveitar. Portanto, uma formação profissional que é necessária. E depois, conforme foi aqui dito, há inclusivamente outros países europeus que aparentemente são muito mais fortes, mas que já estão a socorrer-se e a desafiar essa nossa indústria para construirmos também essas embarcações”, acrescentou.
Na sessão pública, o ministro da Agricultura e Pescas lembrou que o terceiro aviso para apresentação de candidaturas termina no próximo dia 15 de janeiro.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.