O ministro da Agricultura e Pescas afirmou em Sesimbra que vai cumprir o objetivo de modernização de 70 embarcações de pesca de todo o país, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuído ao setor.
“Nós cumpriremos a meta se atingirmos a execução de 70 projetos (de modernização de embarcações de pesca) em dezembro de 2025”, disse o ministro José Manuel Fernandes numa sessão pública sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuído ao setor das pescas, que decorreu na Lota do Cerco, da Docapesca de Sesimbra, no distrito de Setúbal.
“Eu considero que nós vamos cumprir a meta e que a 31 de dezembro de 2025 atingiremos a meta de 70 embarcações que serão reformuladas, que serão intervencionadas, a nível digital, da descarbonização, da sua modernização. Essa meta será cumprida”, reforçou o governante, salientando que o investimento global é de 42 milhões de euros, sendo que metade deste montante será financiado pelo PRR.
Para José Manuel Fernandes, que se fez acompanhar pela secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, na visita a Sesimbra, a renovação da frota de pesca, que está em curso, vai aumentar a competitividade e a sustentabilidade das embarcações e melhorar as condições de segurança para os pescadores.
“Vamos ter uma frota mais moderna, mais competitiva e também mais sustentável, mais amiga do ambiente. E uma frota que possibilitará, em simultâneo, condições de segurança reforçadas para os pescadores. E a modernidade também significa melhores condições de trabalho. Portanto, este é um projeto onde as várias vertentes e os objetivos do PRR são atingidos: melhora a competitividade, melhora a coesão, melhora a sustentabilidade, melhora a nossa indústria”, disse.
“E desafia, obriga a que, por exemplo, a falta de mão de obra especializada seja uma oportunidade que as universidades podem aproveitar. Portanto, uma formação profissional que é necessária. E depois, conforme foi aqui dito, há inclusivamente outros países europeus que aparentemente são muito mais fortes, mas que já estão a socorrer-se e a desafiar essa nossa indústria para construirmos também essas embarcações”, acrescentou.
Na sessão pública, o ministro da Agricultura e Pescas lembrou que o terceiro aviso para apresentação de candidaturas termina no próximo dia 15 de janeiro.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.