A ministra do Ambiente anunciou um financiamento de 3,8 milhões de euros, através do Fundo Ambiental, a oito projetos de preservação e valorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) nos cinco municípios que o integram.
“São 3,8 milhões de euros de projetos do Fundo Ambiental para cinco municípios do PNPG, mais um protocolo com a associação que gere o parque e com o projeto Biopolis, projeto científico de excelência do Centro de Investigação da Universidade do Porto”, explicou Graça Carvalho.
O PNPG ocupa uma área de 69.693 hectares e abrange território dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, Terras de Bouro, no distrito de Braga, e Montalegre, no distrito de Vila Real.
A ministra do Ambiente e Energia, que falava aos jornalistas, na Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, uma das cinco portas de entrada no PNPG, referiu que os projetos apoiados representam “um conjunto integrado envolvendo os cinco municípios, as autoridades locais, regionais e nacionais para proteger e valorizar o PNPG”.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.