Logo
Regional

Ministra diz que reparação da muralha de Valença deve ser assegurada pela câmara

3 Janeiro, 2023 | 10:31
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A ministra da Coesão Territorial disse que a reparação da muralha da Fortaleza de Valença, que sofreu uma derrocada no domingo, deve ser assegurada pela câmara local.

“Neste momento, parece-nos que a melhor solução é ser a autarquia a intervir com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, porque estamos perante um monumento nacional em que a gestão e as intervenções são normalmente feitas pela autarquia”, afirmou Ana Abrunhosa em Valença, durante uma visita à muralha, equipamento afetado pelo mau tempo que se fez sentir durante o fim de semana.A governante referiu que a derrocada aconteceu num local que não estava identificado como sítio de risco.

Para já, acrescentou, é necessário fazer uma primeira intervenção de urgência, de forma a resolver os danos e ver como estão os sítios identificados como sendo de risco para impedir uma derrocada.

“Depois, com um pouco mais de tempo, projetar uma intervenção mais estrutural em toda a muralha, não só para salvaguardar a estabilidade e segurança, mas tendo em conta que o senhor presidente da câmara e a sua equipa planeiam candidatar a muralha a património da Humanidade”, frisou.

No domingo, ao início da tarde, a muralha da Fortaleza de Valença sofreu uma primeira derrocada, tendo a proteção civil apontado como motivo o mau tempo que se fez sentir no Norte do país.

A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

Durante a tarde “houve mais uma derrocada na continuidade da [parte] que já tinha caído”, relatou o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, em declarações à Lusa, salientando ser “bastante grande” o troço da muralha afetado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Agosto, 2025

Feiras Novas 2025: Ponte de Lima prepara-se para seis dias de festa, tradição e cultura popular

De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.

Desporto 31 Agosto, 2025

Caminha recebe Supertaças de Futsal da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.

Regional 31 Agosto, 2025

Homem detido em flagrante por atear incêndio em Valença

Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

Nacional 31 Agosto, 2025

Lisboa recebe a “Cidade das Tradições” com foco no património cultural do Norte

De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.

Desporto 31 Agosto, 2025

Valença acolhe 9ª edição das Olimpíadas Seniores com mais de 400 participantes

Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.

Regional 30 Agosto, 2025

Empresas do Alto Minho em destaque no Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau

Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.

Desporto 30 Agosto, 2025

Clubes de Viana do Castelo entram em campo na Taça de Portugal este fim de semana

A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.