A ministra da Justiça, Rita Júdice, manifestou o seu pesar pela morte José Carlos Resende, primeiro bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, e endereça “sentidos pêsames” à família e amigos.
Numa nota enviada à Comunicação Social, Rita Júdice afirma que, “como fundador e primeiro bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE), José Carlos Resende deu um inestimável contributo para a ordem jurídica portuguesa”.
José Carlos Resende morreu esta quarta-feira, aos 69 anos, em Viana do Castelo, informou fonte municipal da cidade.
José Carlos Resende foi presidente da Câmara dos Solicitadores desde 2011 até à criação da OSAE, em 2015, ano em que se tornou no seu primeiro bastonário, até 2022.

Natural do Porto, José Carlos Resende fixou-se em Viana do Castelo depois do 25 de abril de 1974, cidade onde fundou a delegação local da União Democrática Popular (UDP).
Durante 25 anos liderou a bancada do PS na Assembleia Municipal de Viana do Castelo.
Entre outras funções, foi presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e sócio fundador da Rádio Alto Minho.
O corpo vai estar em câmara ardente na casa mortuária municipal de Viana do Castelo e segue na quinta-feira para o crematório de Matosinhos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.